22/07/2016

10 Curiosidades sobre o cigarro

O vício do tabagismo é um dos mais preocupantes do mundo e também responsável por cerca de 50% das mortes anuais. O cigarro é legalmente, uma droga lícita que é comercializado pelo mundo, porém, seus efeitos são ás vezes equiparados ou piores do que uma droga ilegal, como por exemplo, a cocaína.

Que o cigarro faz mal à saúde todos sabem, mas, você conhece realmente tudo sobre o cigarro e o que ele é capaz? Listamos aqui alguns fatos que muitos não conhecem ou que, meramente passam despercebido.

O cigarro possui em sua composição além do tabaco e da nicotina, substâncias altamente tóxicas e cancerígenas, como: Butano: (mesmo gás utilizado no gás de cozinha); Cádmio (usado em pilhas e baterias); Ácido Esteárico (usado na composição de velas e ceras); Tolueno (utilizado como solvente industrial); Arsénico (veneno); Metanol (combustível para foguete) e entre outras substâncias que quando queimadas gera monóxido de carbono e metano.

O cigarro é o item comercial mais bem sucedido do planeta. Com cerca de US$ 400 bilhões de lucro anual, uma das maiores indústrias do mundo.

Estima-se que um fumante gaste cerca de 9 mil reais com cigarro durante 10 anos.

A substância tabaco é conhecida há cerca de 08 mil anos e acredita-se que seu cultivo iniciou-se onde hoje atualmente é o Peru.

Todo fumante hoje tem direito a atendimento gratuito para deixar de fumar em instituições ligadas ao SUS. Procure postos de saúde de sua cidade e informe-se mais sobre esse programa de tratamento contra o tabagismo.

Uma mulher grávida que fuma, além de correr o risco de abortar, tem uma maior chance de ter filhos abaixo do peso, menor tamanho e com defeitos congênitos. Os filhos de pessoas fumantes adoecem duas vezes mais do que os filhos de pessoas não-fumantes.

Cerca de 30% dos cigarros comercializados no Brasil é contrabando, desde a coleta de matérias primas, de sua produção e até a sua distribuição.

O mundo possui cerca de 7 bilhões de pessoas, onde, 1,2 bilhões são fumantes.

Os filtros de cigarro atirados em lagos, rios, mares e florestas podem demorar até 100 anos para se degradarem.

Um consumo de aproximadamente 300 cigarros equivale a uma árvore queimada devido ao grande teor que o cigarro libera de monóxido de carbono.

Muito dos fatos citados acima comprova que, o cigarro é um grande mal para a saúde, porém muitas pessoas ainda não possuem tal conhecimento. Deixe o mundo e a sua saúde melhor, apague seu cigarro e pare de fumar.

Fonte: https://goo.gl/un7RhF
Se você viu algum erro ou quer adicionar alguma informação ao nosso artigo, clique aqui

Os comentários postados a seguir, são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores e não representam a opinião particular de nenhum integrante da Curiozone. Como uma forma de ser mais acessível a todos, nosso site usa a plataforma de comentários do facebook. Dessa forma, se você se sentiu ofendido com qualquer comentário postado, fica muito mais prático e rápido denuncia-lo ao próprio facebook clicando aqui. O sigilo é 100% garantido e sua denúncia sempre será anônima.
 
Copyright © 2017 Curiozone // Todas as imagens de filmes, séries e etc são marcas registradas de seus respectivos proprietários