18/07/2016

Existiria alguém mais ganancioso que o Sr. Burns?

Em mais um episódio da série Os Simpsons, vemos uma sátira que remete bem à realidade. Parece que finalmente o Sr. Burns encontrou um tipo de gente mais gananciosa e má que ele: os líderes comunistas.



Nesse caso o "presidente de Cuba", Fidel Castro. O vídeo original tinha sido postado em nossa página do facebook, mas parece que é contra as políticas do site, postar vídeos que satirizem o comunismo. E realmente muitos de vocês queriam ver o vídeo, por isso repostamos aqui porque queremos que você veja, afinal de contas, não é todo dia que encontramos alguém mais ganancioso e mau do que o Sr. Burns.

Assista abaixo:



Porque a sátira de "Os Simpsons" ?

Muitas pessoas acreditam de fato que Cuba é um bom lugar para se viver, no entanto não é o que a realidade nos mostra. As estatísticas da guarda costeira americana mostram que, enquanto em 2008 quase 20% dos barcos utilizados pelos imigrantes eram caseiros – com restos de embarcações, pedaços de madeira e garrafas – em 2013, esse número chegou a impressionantes 87%.

Nos Estados Unidos, o alarme foi ativado pelo medo de um novo êxodo de cubanos, ante a frustração com a realidade econômica da ilha. Desde a crise dos balseros na década de 90 – que contou com mais de 30 mil cubanos imigrando para os Estados Unidos de barco – não havia tantos imigrantes em embarcações rústicas como nesses últimos anos.

Um helicóptero da guarda costeira encontrou 33 cubanos a uma distância de 11 km da costa americana a bordo de um bote de remo sobrecarregado. Mark Barney, suboficial da Guarda Costeira, relata que os passageiros saltaram no mar porque a embarcação estava naufragando. 


“Sabemos o número de pessoas que chegam e as que nós interceptamos quando estão vindo, mas não sabemos quantas morrem no mar”, reconheceu esta semana Gabe Somma, um porta-voz da guarda costeira.

Para José Azebel, do Institute for Cuban and Cuban-American Studies, a crise é de confiança:

“O que estamos vendo é uma desilusão total com as chamadas reformas econômicas do governo de Raul Castro. Já se passaram seis anos (desde que as reformas foram implementadas) e acho que as pessoas já perceberam que não há intenção ou desejo de grandes mudanças.”

Vale lembrar que pisar em solo americano é fundamental para o sucesso da travessia, porque, de acordo com a Lei de Ajuste Cubano, vigente desde 1966, os cubanos que o fazem podem ser radicados. Imigrantes capturados no mar são mandados de volta para Cuba.

A maioria dos cubanos que chegam aos Estados Unidos utilizam a fronteira com o México – foram 16.247 imigrantes por esse caminho apenas nesse ano.

Se Cuba realmente fosse um bom lugar para se viver, Cubanos não arriscariam suas vidas imigrando para os Estados Unidos.
Se você viu algum erro ou quer adicionar alguma informação ao nosso artigo, clique aqui

Os comentários postados a seguir, são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores e não representam a opinião particular de nenhum integrante da Curiozone. Como uma forma de ser mais acessível a todos, nosso site usa a plataforma de comentários do facebook. Dessa forma, se você se sentiu ofendido com qualquer comentário postado, fica muito mais prático e rápido denuncia-lo ao próprio facebook clicando aqui. O sigilo é 100% garantido e sua denúncia sempre será anônima.
 
Copyright © 2017 Curiozone // Todas as imagens de filmes, séries e etc são marcas registradas de seus respectivos proprietários