24/08/2016

Leonardo Maceira é o nome do brasileiro que trabalha fotografando mulheres nuas em paisagens ao redor do Brasil

“Tenho o melhor trabalho do mundo”, diz o brasileiro Leonardo Maceira. Muitos hão de concordar com ele: Leonardo viaja o Brasil tirando fotos de mulheres nuas em paisagens naturais deslumbrantes.

Desde 2014, o fotógrafo de 25 anos já rodou dez estados, além de Argentina e Chile, registrando a nudez de mais de 250 mulheres, segundo seus cálculos.


As fotos são parte de um projeto batizado de Nu Mondo, criado quando Leonardo, ex-jogador de futebol, fazia uma viagem sem levar nenhum dinheiro. “Todo mundo me perguntava o que eu fazia antes de viajar. Eu contava que tinha estudado fotografia e que no curso fiz alguns ensaios de nudez. Um dia mostrei o ensaio para uma menina em Ouro Preto e ela quis que eu fizesse fotos dela numa cachoeira lá perto”, lembra ele.

As duas próximas modelos foram mulheres que ele conheceu na praia da Pipa, no Rio Grande do Norte. Com o tempo foram aparecendo mais interessadas. Depois de alguns meses, ele começou a cobrar pelo serviço e a ajustar seu roteiro de viagem à demanda pelos trabalhos.


No início deste ano, por exemplo, Leonardo foi para Brasília e a demanda foi tanta que ele acabou ficando dois meses por lá. “Fiz 47 ensaios, doze deles em cinco dias”, conta ele, que deu a entrevista na cidade mineira de Ipatinga e se preparava para ir para Diamantina (MG) e depois para a Bahia.

'Não é foto de revista masculina'

Os cenários para as fotos são escolhidos pelas clientes ou por Leonardo com base em dicas que recebe nas redes sociais. “Procuro sempre lugares muito bonitos, únicos. Teve gente querendo fazer em praça, parque urbano, mas sempre prefiro outro tipo de lugar”, diz.

Essa escolha é importante porque, segundo Leonardo, a paisagem é tão protagonista quanto a “modelo”. “O foco das fotos não está na mulher. Raramente eu a coloco em primeiro plano. O que eu tento é enquadrar a natureza e a menina está inserida ali, naturalmente”, diz. 


Segundo ele, é esse olhar que acaba convencendo muitas mulheres a pedir o ensaio. “A maioria das meninas gosta dessa ‘vibe’ de natureza. Quem pensa em ensaio nu pensa em fotos mais sensuais, tipo revista masculina, mas minhas fotos são muito sutis, muito tranquilas, focadas mais na paisagem. E muitas aparecem de costas, não mostram quase nada, não revelam o rosto”, diz.

As fotos recebem um tratamento leve, para ajustar cor, luz e contraste. Ele diz que não usa o Photoshop para fazer alterações no corpo “para emagrecer a mulher, deixar a bunda redonda, tirar toda a celulite”. “No máximo eu tiro uma espinha, mas não deixo a pessoa com aparência de boneca”, afirma.

Frio e problema com seguranças

Para evitar curiosos em volta e problemas com a polícia, os ensaios são feitos bem cedo, na hora do nascer do sol. A função começa por volta das 4h da manhã. “Nunca tem ninguém, está todo mundo dormindo. E é um horário com uma luz muito bonita. É claro que as meninas sofrem um pouco com o frio, mas é uma hora de sofrimento só”, diz o fotógrafo.


Leonardo diz que nenhuma cliente desistiu por timidez até hoje. Também nunca teve problemas com a polícia, mas já foi barrado por seguranças no Parque Lage, no Rio de Janeiro. Outro transtorno foi ter sua conta no Instagram excluída por motivo de nudez, mas ele conseguiu retomá-la no dia seguinte após alegar que se trata de um trabalho artístico.

As viagens do fotógrafo em geral são de ônibus ou de carona. Ele só retorna à sua casa em Curitiba quando acaba o espaço no HD de seu computador. E seu plano é viajar para mais países fazendo o que gosta. “Minha volta ao mundo não acabou. Quanto tempo eu vou levar não sei, mas sou completamente desapegado. Meu plano é fotografar mulheres no mundo inteiro”, completa.

Se você viu algum erro ou quer adicionar alguma informação ao nosso artigo, clique aqui

Os comentários postados a seguir, são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores e não representam a opinião particular de nenhum integrante da Curiozone. Como uma forma de ser mais acessível a todos, nosso site usa a plataforma de comentários do facebook. Dessa forma, se você se sentiu ofendido com qualquer comentário postado, fica muito mais prático e rápido denuncia-lo ao próprio facebook clicando aqui. O sigilo é 100% garantido e sua denúncia sempre será anônima.
 
Copyright © 2017 Curiozone // Todas as imagens de filmes, séries e etc são marcas registradas de seus respectivos proprietários