14/09/2016

Um vulcão na Indonésia é o único no mundo capaz de expelir lava azul

Na província de Java Oriental, Indonésia, o gigantesco complexo vulcânico Kawah Ijen se estende por 22 quilômetros. Além de suas proporções impressionantes, os vulcões dali chamam a atenção por outro aspecto - a lava. Quando entram em erupção, ao invés de expelirem a tradicional substância laranja que todo mundo conhece, eles ejetam um material que exibe uma coloração azul. Na verdade, quando o magma chega à superfície, ele vem com as mesmas propriedades encontradas em qualquer erupção vulcânica: temperatura entre 600 e 900 graus Celsius, viscosidade e lentidão nos movimentos, e - sim - cor alaranjada.


Mas então o que causa esta aparência incrível, quase surreal, da lava dos vulcões de Kawah Ijen? A química explica. A cor puxada para o vermelho é provocada pela altíssima emissão de radiação térmica do magma. O azul surge da queima de um outro elemento, o enxofre, que também é emitido da terra junto com a rocha derretida. Elementos diferentes exibem cores diferentes ao queimar, e a chama azul indica a mais energética de todas as reações, segundo o site IFLS.

Fonte: http://goo.gl/9s3Sis
Se você viu algum erro ou quer adicionar alguma informação ao nosso artigo, clique aqui

Os comentários postados a seguir, são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores e não representam a opinião particular de nenhum integrante da Curiozone. Como uma forma de ser mais acessível a todos, nosso site usa a plataforma de comentários do facebook. Dessa forma, se você se sentiu ofendido com qualquer comentário postado, fica muito mais prático e rápido denuncia-lo ao próprio facebook clicando aqui. O sigilo é 100% garantido e sua denúncia sempre será anônima.
 
Copyright © 2017 Curiozone // Todas as imagens de filmes, séries e etc são marcas registradas de seus respectivos proprietários