03/10/2016

Não existem faxineiros nas escolas do Japão, por lá são os alunos que cuidam e mantém o ambiente escolar limpo

Nesses dias em que milhões de estudantes brasileiros começam um ano letivo, vale a pena ver como que as escolas do Japão recebem os alunos novos.


O gramado nos fundos da escola é um convite a brincadeira, e para os alunos um prazer a mais, afinal, eles cuidam dessa área. Mas não só dessa área, como também da horta e dos bichos. A escola Ushioda, na cidade de Yokohama, segue a tradição japonesa: o aluno não aprende apenas matérias, mas também participa da vida escolar, desde pequeno. A primeira série tem visita: crianças no Jardim de Infância que irão pra lá no ano que vem.

Depois das boas-vindas, cada vez veteraninho, pega um pequeno pelo braço, apresenta as lições e até a mochila que terão.

Segundo o professor, eles se sentem mais responsáveis e se preparam para o que irão enfrentar na segunda série, quando deixarão de ser os caçulas.


Nas escolas japonesas não existe refeitório, o almoço é servido na sala de aula. São os alunos que arrumam tudo e servem os colegas. É um sistema de rodízio, o responsável pelas bandejas, disse que prefere distribuir as caixinhas de leite. Eles fazem o próprio oniguiri, o grande bolinho de arroz embrulhado com alga.



É assim em todas as séries, terminada a refeição, mais trabalho! Hora da limpeza! E repara que não é só passar um paninho não, eles mexem em todos os móveis da sala abrindo espaço para as vassouras, para os planos e isso porque já tem um outro grupo cuidando dos utensílios que eles usaram na hora do almoço.

A professora brasileira conta que ninguém reclama: "São os próprios pais deles [que ensinam] os avós também fazem isso desde pequeno, faz parte da educação eles cuidarem do que é deles". É uma tradição, que não remete apenas o passado.


Shuji ao limpar a pia da escola aos 12 anos, já percebeu isso: "Eu me divirto pensando na importância de manter a escola para as crianças do futuro".

Fonte: G1
Se você viu algum erro ou quer adicionar alguma informação ao nosso artigo, clique aqui

Os comentários postados a seguir, são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores e não representam a opinião particular de nenhum integrante da Curiozone. Como uma forma de ser mais acessível a todos, nosso site usa a plataforma de comentários do facebook. Dessa forma, se você se sentiu ofendido com qualquer comentário postado, fica muito mais prático e rápido denuncia-lo ao próprio facebook clicando aqui. O sigilo é 100% garantido e sua denúncia sempre será anônima.
 
Copyright © 2017 Curiozone // Todas as imagens de filmes, séries e etc são marcas registradas de seus respectivos proprietários