01/10/2016

Pessoas que comem pizza regularmente tem menores chances de desenvolver câncer

Os cientistas alegam que consumir pizzas regularmente reduz os riscos de desenvolver câncer do esôfago em 59%. Os riscos de desenvolver câncer no cólon reto também caem em 25% e o câncer na boca é reduzido em 34%, de acordo com os pesquisadores. 



Os italianos afirmam que o segredo pode ser o licopene - um composto químico antioxidante que dá a cor vermelha aos tomates e que pode oferecer alguma proteção contra o câncer.

Hábito alimentar

Apesar do estudo, alguns especialistas duvidam que o consumo de pizza seja a explicação para o fato de que algumas pessoas não desenvolvem câncer.


Outros alimentos e hábitos alimentares poderiam ter um papel influente neste resultado. A pesquisa acompanhou um grupo de 3,3 mil pessoas que tiveram câncer na boca, esôfago, gargata ou cólon, e 5 mil que não desenvolveram câncer.

O estudo concluiu que os que comiam pizza pelo menos uma vez por semana tinham menos chances de ter câncer.

Dieta mediterrânea

Silvano Gallus, do Instituto Mario Negri para Pesquisa Farmacêutica, em Milão, liderou a pesquisa.

"Nós sabíamos que o molho de tomate poderia oferecer proteção contra alguns tumores, mas nós não esperávamos que a pizza, como uma refeição completa, também poderia ter tais poderes protetores", diz Gallus.

Nicola O'Connor, do Instituto de Pesquisa sobre o Câncer da Grã-Bretanha, disse à BBC que o estudo é interessante e o resultado deveria ser visto no contexto da dieta dos países mediterrâneos e sua associação com o menor índice de câncer na população.

O'Connor, no entanto, faz uma advertência. "Antes de começar a encomendar pizzas de forma exagerada, as pessoas têm que considerar que esta refeição também tem gordura saturada, sal e calorias."

A dieta dos países mediterrâneos é rica em azeite, fibra, vegetais, fruta, farinha de trigo, além de pizzas caseiras, feitas com ingredientes frescos.

Se você viu algum erro ou quer adicionar alguma informação ao nosso artigo, clique aqui

Os comentários postados a seguir, são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores e não representam a opinião particular de nenhum integrante da Curiozone. Como uma forma de ser mais acessível a todos, nosso site usa a plataforma de comentários do facebook. Dessa forma, se você se sentiu ofendido com qualquer comentário postado, fica muito mais prático e rápido denuncia-lo ao próprio facebook clicando aqui. O sigilo é 100% garantido e sua denúncia sempre será anônima.
 
Copyright © 2017 Curiozone // Todas as imagens de filmes, séries e etc são marcas registradas de seus respectivos proprietários