18/11/2016

Foi encontrado no estado mexicano de Coahuila o fóssil de uma tartaruga que viveu há 72 milhões de anos

Os fósseis de sete exemplares de uma espécie de tartaruga primitiva que viveu ha 72 milhões de anos no norte do estado mexicano de Coahuila - que esteve coberto por mar no perodo Cretceo Inferior - foram exibidos nesta sexta-feira no Museu do Deserto de Saltillo. O Instituto Nacional de Antropologia e Histria (Inah) explicou em comunicado que os restos foram encontrados h quatro anos em diferentes localidades do município de General Cepeda, a 50 km de Saltillo, na formação geológica conhecida como "Cerro do Povo".

Donald Brinkman, especialista em tartarugas, certificou que o exemplar, classificado como Euclastes Coahuilenses, e agora a "tartaruga marinha mais antiga do gênero e pertence a família dos quelônios". A espécie e ancestral da tartaruga verde e pode atingir 1m de comprimento e 70cm de largura.


Ela se distingue de outras espécies por causa do seu crânio arredondado e outros elementos particulares, como a mandíbula superior plana, larga e bastante desenvolvida. Por meio dela, foi possível saber que o animal se alimentava de moluscos, de acordo com o o Inah.

Os crânios fossilizados foram analisados e estudados minuciosamente, incluindo um exemplar enviado a Universidade de Austin, no Texas (Estados Unidos). Com uma tomografia, os cientistas puderam investigar o interior das ossadas através de ressonâncias magnéticas.

Hector Jaime Trevio, diretor do Centro Inah Coahuila e Nuevo Len, assegurou que "Coahuila  o paraíso da paleontologia no Mxico". A tartaruga primitiva permanecera em exibição no Museu do Deserto de Saltillo. Réplicas sero distribuídas no mundo para a realização de estudos, completou o Inah.

Fonte: Terra
Se você viu algum erro ou quer adicionar alguma informação ao nosso artigo, clique aqui

Os comentários postados a seguir, são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores e não representam a opinião particular de nenhum integrante da Curiozone. Como uma forma de ser mais acessível a todos, nosso site usa a plataforma de comentários do facebook. Dessa forma, se você se sentiu ofendido com qualquer comentário postado, fica muito mais prático e rápido denuncia-lo ao próprio facebook clicando aqui. O sigilo é 100% garantido e sua denúncia sempre será anônima.
 
Copyright © 2017 Curiozone // Todas as imagens de filmes, séries e etc são marcas registradas de seus respectivos proprietários