27/12/2016

Quem inventou a festa de Réveillon e por que ela tem esse nome?

O dia 31 de dezembro é marcado por uma grande confraternização mundial. As pessoas celebram a chegada de um novo ano e fazem suas resoluções, promessas e desejos para o ano que começa. A festa de reveillon é marcada por muitas tradições e costumes, como usar roupas brancas, soltar fogos, beber champanhe e celebrar com alegria o dom da vida.

Mas quem terá inventado a festa de reveillon? A verdade, é que todas as comemorações e tradições do último dia do ano são importadas de outros países. A palavra Réveillon vem do francês réveiller, que significa “acordar”, “despertar”. Este termo surgiu no século 17, numa referência aos eventos populares dos nobres franceses, como jantares chiques, que passavam da meia-noite.


Os banquetes franceses foram a primeira inspiração para as festas de reveillon e, por isso, podemos dizer que a festa de reveillon foi inventada pelos franceses. No século 19, o Réveillon se tornou popular na França. Aos poucos, a tradição foi se espalhando para outros países.

Culturas como a dos portugueses, italianos, africanos e gregos influenciaram o modelo de reveillon que temos nos dias de hoje. A passagem do ano é um momento de muita alegria e esperança.
Se você viu algum erro ou quer adicionar alguma informação ao nosso artigo, clique aqui

Os comentários postados a seguir, são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores e não representam a opinião particular de nenhum integrante da Curiozone. Como uma forma de ser mais acessível a todos, nosso site usa a plataforma de comentários do facebook. Dessa forma, se você se sentiu ofendido com qualquer comentário postado, fica muito mais prático e rápido denuncia-lo ao próprio facebook clicando aqui. O sigilo é 100% garantido e sua denúncia sempre será anônima.
 
Copyright © 2017 Curiozone // Todas as imagens de filmes, séries e etc são marcas registradas de seus respectivos proprietários