13/02/2017

Dormir junto com quem você ama diminui consideravelmente o estresse e a ansiedade

Dormir na mesma cama nem sempre é fácil, principalmente para aqueles que estão acostumados a serem bem "espaçosos". 

Afinal, além de levar empurrões durante a noite e ter o cobertor roubado, a pessoa com quem você divide o colchão pode ter aquele ronco capaz de acordar um urso em estado de hibernação.

Apesar de todas as complicações, estudos de especialistas no sono apontam que dormir acompanhado é muito benéfico para a saúde, segundo revela uma reportagem publicada pelo "The Wall Street Journal".

Wendy M. Troxel, professora assistente de psiquiatria e psicologia da Universidade de Pittsburgh, conversou com o jornal e apontou algumas das vantagens dos casais que compartilham as horas em que dormem.

"O sono é um comportamento de importância crítica para a saúde e sabemos que ele está associado a doenças cardiovasculares e ao bem-estar mental. Acontece também de ele ser algo importante que fazemos como casal", explica Troxel.

Um dos trabalhos da especialista, publicado em 2009, sugere que mulheres em relacionamentos duradouros se adormentam mais rapidamente e acordam menos durante a noite.


Nos homens, o período de sono foi igual, independentemente se eles estavam acompanhados ou não.

Apesar disso, existem benefícios importantes que são comuns aos dois sexos, como a diminuição dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse.

Dividir uma cama pode também diminuir os níveis de citocinas, envolvidas em inflamações, e aumentar os de ocitocina, chamada de "hormônio do amor", que reduz a ansiedade e é produzida na mesma área do cérebro responsável pelo ciclo de sono-vigília.

"Os benefícios fisiológicos que temos com alguém próximo durante a noite superam os custos de dormir com um parceiro", conclui a psiquiatra.

Portanto, da próxima vez em que acordar com aquela cotovelada de quem você ama, não se irrite: ela faz bem para você.

Fonte: Band
Se você viu algum erro ou quer adicionar alguma informação ao nosso artigo, clique aqui

Os comentários postados a seguir, são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores e não representam a opinião particular de nenhum integrante da Curiozone. Como uma forma de ser mais acessível a todos, nosso site usa a plataforma de comentários do facebook. Dessa forma, se você se sentiu ofendido com qualquer comentário postado, fica muito mais prático e rápido denuncia-lo ao próprio facebook clicando aqui. O sigilo é 100% garantido e sua denúncia sempre será anônima.
 
Copyright © 2017 Curiozone // Todas as imagens de filmes, séries e etc são marcas registradas de seus respectivos proprietários