20/02/2017

Gamofobia: o medo de se casar, entrar em relacionamentos ou se comprometer com alguém

Palpitação, sensação de sufocamento e mal estar são alguns dos sintomas da gamofobia, que significa o medo crônico do casamento. Parecida com a sensação de pânico, a doença já foi identificada pela psiquiatria e tem tratamento.

De acordo com especialistas, é natural que a ideia de subir ao altar venha acompanhada de um pouco de nervosismo, afinal é uma mudança grande na vida. No entanto, há pessoas que não podem ouvir falar em compromisso, que logo começam a passar mal. “É um medo irracional, sem sentido, muito maior do que o medo comum que a pessoa tem de casar”, disse o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Antônio da Silva.


Ainda segundo Silva, os sintomas da doença são parecidos com os de um ataque de pânico. “Palpitação, sensação de sufocamento, mal estar, sensação de quem pode morrer, as mãos ficam geladas, suadas, só de tratar desse assunto”, explicou.

Em alguns casos, a pessoa que sofre de gamofobia não consegue ir ao casamento, nem mesmo dos outros. “Você vai identificar os sintomas do transtorno em várias situações que lembrem o fenômeno, seja com fotos, com os amigos falando, seja convites de casamento”, destacou a Maria de Jesus, psicóloga da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).


Muitas vezes, a doença pode ter início a partir de algum trauma como a separação dos pais ou uma relação conjugal anterior marcada por problemas.

A psicóloga explica que a doença pode ser controlada com remédios e psicoterapia. “Pode ser tratado e a pessoa com certeza pode vir a casar com aliança, com todas as variações possíveis”, disse.

Fonte: G1
Se você viu algum erro ou quer adicionar alguma informação ao nosso artigo, clique aqui

Os comentários postados a seguir, são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores e não representam a opinião particular de nenhum integrante da Curiozone. Como uma forma de ser mais acessível a todos, nosso site usa a plataforma de comentários do facebook. Dessa forma, se você se sentiu ofendido com qualquer comentário postado, fica muito mais prático e rápido denuncia-lo ao próprio facebook clicando aqui. O sigilo é 100% garantido e sua denúncia sempre será anônima.
 
Copyright © 2017 Curiozone // Todas as imagens de filmes, séries e etc são marcas registradas de seus respectivos proprietários