20/02/2017

Os elefantes podem detectar chuva a mais de 250 km de distância

A maneira em que operam os elefantes é insondável. Nunca entenderemos sua capacidade mnemônica porque a única maneira da quantificá-la é comparando com um disco rígido, talvez; e não é preciso falar do medo que eles têm de formigas, que é outro traço que também, por mais surreal que pareça, escapa a nossa realidade.

Há também um boato de que os paquidermes tem medo de ratos, que não faz nenhum sentido, no entanto. Esta fábula nasceu da ideia de que ratos poderiam entrar na tromba do elefante e causar estrago. O caso é que a tromba é tão ou mais ágil que uma mão humana, o que permite ao elefante impedir este ataque, e ademais ratos não são iam se meter a bestas com um animal tão grande.

Os elefantes lembram onde está a água e por isso passam meses do ano caminhando até ela, mas até agora ninguém sabia que também podem escutar o som da chuva a mais de 250 quilômetros de distância, pasmem! Os elefantes têm uma capacidade quase biônica para escutar a chuva.


Um grupo de pesquisadores dispôs-se a averiguar por que algumas vezes as manadas parecem mudam de rumo ao azar. Por meio de monitoramento e GPS seguiram o rumo das enormes criaturas no deserto da Namíbia, um dos lugares mais secos e quentes da África, e ao mesmo tempo monitoraram as precipitações pluviais da zona utilizando dados de satélites. Ao analisar ambos, chegaram a conclusão que estas mudanças repentinas de direção tinham a ver com a localização da chuva.

Pesquisas anteriores descobriram que os elefantes só podem escutar sons de baixa freqüência; portanto, serão necessários mais estudos para saber se os sons de baixa freqüência causados por tormentas são a verdadeira fonte da habilidade dos elefantes para detectá-la. A verdade é que, quanto mais se pesquisa a respeito destas criaturas incríveis, mais impossíveis parecem ser.

Se você viu algum erro ou quer adicionar alguma informação ao nosso artigo, clique aqui

Os comentários postados a seguir, são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores e não representam a opinião particular de nenhum integrante da Curiozone. Como uma forma de ser mais acessível a todos, nosso site usa a plataforma de comentários do facebook. Dessa forma, se você se sentiu ofendido com qualquer comentário postado, fica muito mais prático e rápido denuncia-lo ao próprio facebook clicando aqui. O sigilo é 100% garantido e sua denúncia sempre será anônima.
 
Copyright © 2017 Curiozone // Todas as imagens de filmes, séries e etc são marcas registradas de seus respectivos proprietários