12/04/2017

Todos os ex-presidentes vivos estão envolvidos em corrupção de acordo com a última delação na operação Lava Jato

Você pode não estar se dando conta mas a cada dia que passa, a operação Lava Jato que começou em 2014, vai tomando novos rumos e descobrindo mais e mais podres por trás de vários políticos que governaram o Brasil.

A curiosidade mais chocante até agora, é que todos os ex-presidentes que governaram nosso país, estão envolvidos nesse mar de corrupção, de acordo com a última delação dada e nenhum deles se salva desse furacão que vem vindo cada vez mais forte por aí, e promete levar todos eles para a cadeia. Já imaginou?


Confira agora a lista de todos os ex-presidentes e o que cada um deles tem a ver com a operação que investiga o maior esquema de corrupção da história do mundo.

José Sarney


José Sarney é o primeiro ex-presidente vivo da lista e ele também está envolvido. Sarney foi presidente entre 1985 e 1990 e agora, foi mencionado de maneira lateral. Segundo delatores, seu grupo político –representado por José Francisco das Neves, então presidente de uma estatal da área ferroviária– recebia 1% de dinheiro ilícito de contratos da ferrovia Norte-Sul em 2008 e 2009.

Fernando Collor

O 32º presidente da república foi acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. As investigações apontam que Collor recebeu, entre 2010 e 2014, R$ 26 milhões como pagamento de propina por contratos firmados pela BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras. Pedro Paulo Leoni Ramos, ministro de Assuntos Estratégicos do governo Collor, seria o principal articulador do esquema.


Como Collor tem foro privilegiado pelo fato de ser senador, a força-tarefa da Lava Jato no Paraná enviou todos os documentos ao Supremo Tribunal Federal, que instaurou um inquérito para apurar o caso.

Com a denúncia, Collor se tornou oficialmente acusado. Agora só cabe ao STF decidir se ele passará à condição de réu, respondendo a um processo criminal, ou se o caso será arquivado, na hipótese de o tribunal entender que os indícios apontados não são suficientes para abertura da ação.

Fernando Henrique Cardoso

FHC, como é mais conhecido também não está por fora das investigações, antes mesmo de você nascer, ele já estava sendo corrupto, segundo a última delação dada por Emílio Odebrecht. De acordo com o líder do grupo, o FHC recebeu "vantagens indevidas, não contabilizadas, no âmbito da campanha à Presidência nos anos de 1993 e 1997".


Fernando Henrique disse que só se manifestaria depois de ler o documento em que é citado e observou que as campanhas mencionadas se passaram há mais de 20 anos e, por tanto, não estão frescas na memória.

Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu 40 milhões de dólares à Odebrecht em troca da aprovação de um financiamento bilionário para obras de interesse da companhia em Angola. Quem disse isso foi Marcelo Odebrecht, o ex-presidente da empreiteira.


Em depoimento ao juiz Sergio Moro, ele contou ter sido procurado entre 2009 e 2010 por Paulo Bernardo, então ministro do Planejamento, que em nome de Lula disse que o governo poderia aprovar o financiamento de 1 bilhão de dólares desde que a empresa pagasse os 40 milhões. Àquela altura, Lula era presidente da República.

Dilma Rousseff

O ex-marqueteiro do Partido dos Trabalhadores (PT) e a mulher Mônica Moura disseram ao juiz federal Sérgio Moro que o pagamento de US$ 4,5 milhões feito pelo engenheiro Zwi Skornick foi de propina da campanha presidencial de Dilma Rousseff, em 2010.


Se você viu algum erro ou quer adicionar alguma informação ao nosso artigo, clique aqui

Os comentários postados a seguir, são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores e não representam a opinião particular de nenhum integrante da Curiozone. Como uma forma de ser mais acessível a todos, nosso site usa a plataforma de comentários do facebook. Dessa forma, se você se sentiu ofendido com qualquer comentário postado, fica muito mais prático e rápido denuncia-lo ao próprio facebook clicando aqui. O sigilo é 100% garantido e sua denúncia sempre será anônima.
 
Copyright © 2017 Curiozone // Todas as imagens de filmes, séries e etc são marcas registradas de seus respectivos proprietários