09/05/2017

Por que a Torre de Pisa é torta? Ela realmente já esteve prestes a cair?

A Torre de Pisa, uma edificação construída em 1174 e projetada para abrigar o sino da catedral da cidade de Pisa, na Itália, é com certeza muito famosa em todo o mundo, pelo fato de ser ligeiramente inclinada, dando a impressão de que está prestes a cair. 

O que muitos não sabem é que essa inclinação não foi feita de propósito. O que aconteceu é que quando a torre começou a ser construída, as fundações começaram a entortar levemente já na construção do terceiro pavimento. 


Para corrigir isso, os engenheiros construíram andares um pouco maiores do lado mais baixo, o que em nada adiantou, pelo contrário, fez aumentar a instabilidade da construção. O que provocou a inclinação foi o fato de a torre ter sido construída sobre um solo esponjoso.

Mas essa torre cai ou não cai?

A impressão de que a Torre de Pisa está caindo é verdeira e ela realmente esteve prestes a desabar. Em 1990, ela alcançou seu ângulo mais agudo, 5,5 graus para o sul, e teve que ser fechada para o público. Na verdade, vários cálculos e simulações tinham apontado que a torre deveria ter entrado em colapso ao alcançar os 5,44 graus mas, por sorte, a estrutura aguentou tempo suficiente para que os engenheiros encontrassem uma forma de estabilizar a edificação.

A equipe removeu os sinos do campanário para diminuir o peso da torre, e a estrutura foi ancorada por meio de cabos posicionados ao redor do terceiro pavimento e presos ao solo. Além disso, os peritos colocaram lingotes de chumbo — pesando 900 toneladas no total — na lateral norte como contrapeso e, depois, removeram quase 40 metros cúbicos de terra sob a construção e começaram a “puxar” a torre levemente para um ângulo mais seguro.

Aliás, durante os trabalhos, os peritos finalmente desvendaram a causa exata de a torre ter se inclinado. Ademais de ser construída sobre uma fundação inadequada — de apenas 3 metros de espessura — e em solo pouco consolidado, a edificação se encontra em cima de uma camada freática cujo nível varia durante as estações chuvosas, fazendo com que ocorra uma elevação no lado norte da torre e, consequentemente, sua inclinação para o lado sul.


Por fim, em 2001 — e após a remoção de quase 80 toneladas de terra — os engenheiros responsáveis pela restauração da edificação declararam a Torre de Pisa estabilizada e garantiram que ela deve resistir, ainda que inclinada, por pelo menos outros 200 anos. Os peritos também instalaram um sistema de drenagem para eliminar o problema com a variação do nível freático e, desde 2009, não foi detectado nenhum movimento na torre.

E você, já teve vontade de visitar a Itália e conhecer a Torre de Pisa? Conta pra gente ou então marca aí nos comentários quem você queria que te levasse lá!
Se você viu algum erro ou quer adicionar alguma informação ao nosso artigo, clique aqui

Os comentários postados a seguir, são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores e não representam a opinião particular de nenhum integrante da Curiozone. Como uma forma de ser mais acessível a todos, nosso site usa a plataforma de comentários do facebook. Dessa forma, se você se sentiu ofendido com qualquer comentário postado, fica muito mais prático e rápido denuncia-lo ao próprio facebook clicando aqui. O sigilo é 100% garantido e sua denúncia sempre será anônima.
 
Copyright © 2017 Curiozone // Todas as imagens de filmes, séries e etc são marcas registradas de seus respectivos proprietários