13/06/2017

Como se livrar da “música-chiclete” que gruda na cabeça?

Sabe aquele refrão de música que toca toda hora e "gruda" na sua cabeça a ponto de não sair dela de jeito nenhum? Pois bem, isso acontece com muita gente basicamente porque o compositor e produtor musical são muito bons (ou para nós muito maus) e conseguem criar uma música que se torna popular e fixa na nossa mente, a ponto de decorarmos a letra daquela obra.


Mas calma pra tudo tem uma solução. Finalmente a ciência tem dicas práticas para se livrar daquela canção que não sai da sua memória de jeito nenhum, veja agora alguns passos a se seguir para esquecer de vez aquela música chata.


Ouça até o fim

“Siga em frente, olhe para o…” Se você conhece essa canção, provavelmente completou a frase na cabeça – e isso pode ser o suficiente para te deixar cantarolando o dia inteiro. É o chamado efeito Zeigarnik. Segundo a psicóloga Bluma Zeigarnik, nosso cérebro sente vontade de terminar tudo aquilo que lhe parece inacabado.

Ajuste seu ritmo

Tente andar em uma velocidade muito mais rápida ou muito mais lenta do que a da melodia-chiclete. Mover-se em outro ritmo atrapalha nossa memória musical e quebra a repetição mental automática. O contrário também é verdadeiro – dançar seguindo a batida da música ajuda a fixá-la na sua cabeça.

Ligue para um amigo

Atividades banais que exigem pouca atenção deixam sua mente vagando. Assim, ela vira presa fácil para as músicas repetitivas. Ao telefonar para um amigo, você precisa se concentrar no que ele está falando enquanto elabora sua resposta. Esse esforço pode ser o suficiente para expulsar aquele hit que frita seus neurônios.

Masque sem parar

Em 2015, testes práticos da Universidade de Reading, no Reino Unido, descobriram que quem consumia goma de mascar enquanto ouvia música tinha menos chance de ficar com ela na cabeça. O doce também foi eficaz para acabar com repetições mentais já iniciadas. Ironia: o melhor remédio contra a música–chiclete é… chiclete!

Fonte: Mundo Estranho
Se você viu algum erro ou quer adicionar alguma informação ao nosso artigo, clique aqui

Os comentários postados a seguir, são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores e não representam a opinião particular de nenhum integrante da Curiozone. Como uma forma de ser mais acessível a todos, nosso site usa a plataforma de comentários do facebook. Dessa forma, se você se sentiu ofendido com qualquer comentário postado, fica muito mais prático e rápido denuncia-lo ao próprio facebook clicando aqui. O sigilo é 100% garantido e sua denúncia sempre será anônima.
 
Copyright © 2017 Curiozone // Todas as imagens de filmes, séries e etc são marcas registradas de seus respectivos proprietários