03/06/2017

Por que o pênis encolhe quando está frio?

Todo homem já viu seu pênis "encolhido" depois de um banho gelado, um mergulho em uma piscina com água mais fria ou a ser exposto a baixas temperaturas. O fato é muito comum e natural. Mas você sabe por que isso acontece?

Uma das tarefas mais importantes do corpo humano é preservar calor e energia. Quando está frio, os vasos sanguíneos direcionam os esforços para manter o fluxo de sangue para o meio do corpo, onde estão nossos órgãos vitais, como como coração e pulmões. Com isso, há uma redução da circulação sanguínea nas extremidades, como os dedos da mão e dos pés e também do pênis. Como o órgão é constituído de uma estrutura basicamente vascular, com a diminuição da tem, sofre vasoconstrição, assim como os outros vasos sanguíneos do corpo, o que contribui para o seu encolhimento.

Além disso, com as temperaturas baixas, nossos músculos também se contraem para reter mais energia. A diferença é que, enquanto a maioria deles é sustentado por uma estrutura óssea que evita um grande encolhimento, o pênis não. E por ser elástica, a pele do órgão, com a contração, fica com uma aparência "enrugada".

Durante o frio, os testículos também precisam ficar próximos ao corpo para se manterem aquecido. Para isso, um músculo chamado cremaster —que envolve toda a bolsa escrotal e a base do pênis— se contrai. A contração dessa musculatura leva a uma diminuição do saco escrotal e também da base peniana.


Pode parecer bizarro, mas esse "encurtamento momentâneo", que pode ser de até 50% do tamanho e 30% da circunferência, têm seus benefícios —pelo menos, biologicamente falando. O encolhimento da bolsa escrotal deixa os testículos menos expostos. Isso faz com que eles não esfriem, garantindo os espermatozoides vivos em condições ideais de temperatura.

Felizmente, o encolhimento não dura muito tempo. Assim que a temperatura aumenta, o corpo sai do estado de "economia de energia" e o sangue volta a fluir livremente (inclusive em direção ao pênis).

Mas ele só encolhe no frio? 

Para alguns homens, o pênis encolhe também quando tomam um susto. Para ativar o sistema de proteção do corpo diante de uma situação inesperada (o susto), nosso cérebro ordena a liberação de uma descarga de adrenalina na corrente sanguínea, um hormônio produzido nas glândulas suprarrenais que tem a função de preparar o corpo para o perigo. 

Essa descarga provoca, entre outros efeitos, a elevação da pressão arterial, o aumento do fluxo de sangue nos músculos e a aceleração dos batimentos cardíacos (daí a expressão "meu coração quase saiu pela boca"). Além disso, a adrenalina estimula a contração dos vasos sanguíneos, que serve para melhorar a irrigação do sangue para órgãos vitais, como o cérebro e o coração. Bom, a essa altura você já deve ter percebido que, mais uma vez, vai faltar sangue lá para as partes baixas.

Fonte: UOL
Se você viu algum erro ou quer adicionar alguma informação ao nosso artigo, clique aqui

Os comentários postados a seguir, são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores e não representam a opinião particular de nenhum integrante da Curiozone. Como uma forma de ser mais acessível a todos, nosso site usa a plataforma de comentários do facebook. Dessa forma, se você se sentiu ofendido com qualquer comentário postado, fica muito mais prático e rápido denuncia-lo ao próprio facebook clicando aqui. O sigilo é 100% garantido e sua denúncia sempre será anônima.
 
Copyright © 2017 Curiozone // Todas as imagens de filmes, séries e etc são marcas registradas de seus respectivos proprietários