08/07/2017

Fone de ouvido feito com grafeno promete som de alta qualidade

A ORA é o nome de uma nova fabricante de equipamentos de áudio que decidiu criar o primeiro headphone do mundo com grafeno. O GrapheneQ aplica o material que promete revolucionar o futuro da nanotecnologia nas membranas, que ao vibrarem com a passagem da energia, reproduzem som de alta fidelidade.

Tido como muito mais resistente do que as opções atualmente à venda no mercado, o grafeno deve garantir ao fone de ouvido reprodução de som limpa, sem distorção, independente da faixa de frequência. O GrapheneQ foi lançado com sucesso numa campanha de financiamento do Kickstarter.

O uso do grafeno chama atenção porque, oferece grande resistência física e baixa densidade. É possível extrair dessas membranas, som de alta qualidade, ao nível do que pode-se esperar dos fones mais caros do mercado.


Membranas de materiais mais comuns podem apresentar vibrações incorretas durante a execução da música. Você, provavelmente, já percebeu um som de chiado usando um fone mais barato. O grafeno, material 200 vezes mais resistente que o aço e 1.000 vezes mais leve, previne esse problema: a membrana só vibra de acordo com a música.

Outra grande vantagem do uso do carbono diz respeito ao consumo de energia. Quanto mais leve for a membrana, menor será a quantidade de energia necessária para fazê-la vibrar e, consequentemente, menor o consumo do dispositivo. Segundo a ORA, os ganhos de economia podem chegar a 70%.

Nas conchas, o fone conta com superfícies sensíveis ao toque, que permitem controlar a reprodução de som. Pareado via Bluetooth, o fone pode ser controlado com qualquer dispositivo que ofereça suporte a esse tipo de rede sem fio.

Para adquirir o produto, a opção mais barata no momento saí por CA$ 359 (ou aproximadamente R$ 915, sem impostos). Há, ainda, um valor de frete igual a CA$ 39 (R$ 100) e as entregas começam em março de 2018. Se você quiser mais informações, é só ir na página oficial do projeto no Kickstarter.

Fonte: TechTudo
Se você viu algum erro ou quer adicionar alguma informação ao nosso artigo, clique aqui

Os comentários postados a seguir, são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores e não representam a opinião particular de nenhum integrante da Curiozone. Como uma forma de ser mais acessível a todos, nosso site usa a plataforma de comentários do facebook. Dessa forma, se você se sentiu ofendido com qualquer comentário postado, fica muito mais prático e rápido denuncia-lo ao próprio facebook clicando aqui. O sigilo é 100% garantido e sua denúncia sempre será anônima.
 
Copyright © 2017 Curiozone // Todas as imagens de filmes, séries e etc são marcas registradas de seus respectivos proprietários