26/08/2017

Como descobrir se alguém está usando sua rede Wi-Fi


Confira abaixo alguns métodos, de simples a um pouco mais complicados, para descobrir se alguém está sugando sua conexão sem fio:


Verifique as luzes do roteador

O seu roteador sem fio deve ter luzes indicadoras que mostram conectividade com a internet e atividade sem fio, de modo que você pode checar se alguém está usando sua rede desligando todos os dispositivos sem fio e vendo se alguma luz continua piscando.

O problema é que você pode ter muitos dispositivos (por exemplo, TV, smartphone ou console de jogos) para se lembrar de desconectar. Além disso, não lhe dá muitas outras informações.
Esse é um método rápido e de baixa tecnologia que pode confirmar suas suspeitas no momento. Para mais detalhes, é necessário aproveitar outras dicas abaixo.

Verifique a lista de dispositivos do seu roteador

O console administrativo do seu roteador pode ajudá-lo a descobrir mais sobre sua atividade de rede sem fio e alterar suas configurações de segurança. Para entrar no console, vá para o endereço IP do seu roteador. Você pode encontrar esse endereço no Windows usando o comando Win + R e digitando cmd. Em seguida, digite ipconfig na janela. Em um Mac, precisa abrir o painel de preferências de rede e procurar o endereço IP listado ao lado de “Roteador”.

Em seguida, digite esse endereço IP em uma janela do navegador. Você será solicitado a fazer login. Se você não alterou as configurações padrão, a documentação do roteador terá as informações de login. Por motivos de segurança, você deve mudar o login assim que entrar no console, antes que um hacker o faça por você.

Todos os roteadores são diferentes, mas, no geral, deve ter uma seção relacionada a dispositivos conectados. Ele deve fornecer uma lista de endereços e nomes de dispositivos (se detectáveis) que você pode verificar e comparar para encontrar usuários indesejados.

Depois de “expulsar” os intrusos, trocar a senha ou melhorar o seu protocolo de segurança (no último item desta lista, você pode aprender mais sobre isso) são boas opções para evitar que eles voltem a roubar sua conexão.

Use uma ferramenta de software de monitoramento de rede

Você também pode usar um software como MoocherHunter para rastrear ladrões de Wi-Fi. Ele não é executável no Windows; em vez disso, precisa ser gravado em um CD, então usado para inicializar o computador.

A ideia é caminhar com seu laptop e a antena direcional de sua conexão sem fio a fim de triangular a localização física do seu ladrão. Não estamos defendendo que você use a ferramenta para tomar qualquer ação, como bater na porta do seu vizinho e confrontá-lo, com base nos resultados do software; estamos apenas indicando que essa pode ser uma maneira de aprender mais sobre quem, exatamente, está usando sua rede.

O seu próprio roteador também pode ter uma ferramenta parecida com o MoocherHunter. Empresas como Asus, D-Link, Netgear e Linksys têm aplicativos de gerenciamento de rede projetados para tornar o controle de sua rede sem fio mais fácil. Esses aplicativos mostrarão quais dispositivos estão conectados à sua rede, quais estão acumulando mais largura de banda, além de possíveis problemas (como usuários indesejados). Você pode até mesmo executar atualizações de firmware, ajudando a manter a segurança da sua rede atualizada.

Melhore sua segurança

Protocolos de segurança como WEP e WPA devem ser evitados, já que são considerados inseguros.

Se você estiver usando o WPA2, mais moderno, verifique se possui o WPA2-AES em vez do WPA2-TKIP menos confiável, usado principalmente para se conectar a dispositivos antigos.

Fonte: Hypescience
Se você viu algum erro ou quer adicionar alguma informação ao nosso artigo, clique aqui

Os comentários postados a seguir, são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores e não representam a opinião particular de nenhum integrante da Curiozone. Como uma forma de ser mais acessível a todos, nosso site usa a plataforma de comentários do facebook. Dessa forma, se você se sentiu ofendido com qualquer comentário postado, fica muito mais prático e rápido denuncia-lo ao próprio facebook clicando aqui. O sigilo é 100% garantido e sua denúncia sempre será anônima.
 
Copyright © 2017 Curiozone // Todas as imagens de filmes, séries e etc são marcas registradas de seus respectivos proprietários