Se conecte com a gente

Corpo Humano

Você sabe quantos espermatozoides são produzidos por um homem?

São 200 milhões por dia, levando, no entanto, 64 dias até o fechamento de um ciclo completo

Publicado

no

Foto: Reprodução/Google

Se os testículos são como grandes fábricas que produzem em média duzentos milhões de espermatozóides, as linhas de montagem chamam-se túbulos seminíferos. Um homem pode ter de 250 a 1000 túbulos por testículo, e cada um deles pode chegar a 70 centímetros de comprimento.

De acordo com uma matéria do Gizmodo, os túbulos são envolvidos por uma parede chamada de epitélio germinativo, e é nela que a maior parte do desenvolvimento dos espermatozóides acontece. Tanto a parede quanto os túbulos são formados por dois tipos de células principais: as células de Sertoli, que funcionam como as “babás” durante todo o processo; e as que vão dar origem aos espermatozóides própriamente ditos, que são chamadas de espermatogônias.

Enquanto as células espermatogônias se juntam na parte de fora do epitélio germinativo, as de Sertoli permanecem no interior, para fazer o controle do fluxo de secreções entre os compartimentos tubulares, controlando assim também a maturação das células germinativas.

Antes de se tornarem um espermatozoide, as espermatogônias precisam passar por seguidos processos de divisão celular, incluindo a fase de espermatócito e espermátides. As células de Sertoli movimentam os futuros espermatozoides para mais próximo do centro do túbulo seminífero e os ajudam a maturar através da secreção de proteínas, para cada fase de maturação.

No fim dessa linha de produção, as espermátides já passam a desenvolver sua cauda, reorganizar seu conteúdo celular e se desfazer de boa parte do citoplasma, até finalmente se tornarem um espermatozoide pronto para a geração de uma nova vida.

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Em Alta