18/04/2017

Pesquisadores da Universidade do Missouri nos EUA concluíram que vegetais “sofrem” ao serem comidos

Um estudo publicado recentemente por pesquisadores da Universidade do Missouri (EUA) concluiu algo que pode ser uma péssima notícia para os vegetarianos: plantas e vegetais "sofrem" ao virar alimento. Elas conseguem ouvir ao serem comidos por lagartas e reagem à ação predatória. Segundo a pesquisa feita pelos profissionais, os vegetais liberam substâncias químicas para afugentar os seus predadores.

Os pesquisadores observaram a ação de lagartas em folhas de Arabidopsis, vegetal associado a repolho e mostarda.


Estudos anteriores já haviam provado que plantas reagem à energia acústica, mas a equipe científica do Missouri deu um passo à frente.

"Nosso trabalho é o primeiro exemplo de como os vegetais respondem a uma vibração ecologicamente relevante", disse Heidi Appel, integrante do estudo.

O grito de socorro...

Pode começar a olhar para seu vasinho de manjericão com um pouco mais de amor. Isto porque, segundo pesquisa do Instituto de Física Aplicada da Universidade de Bonn, na Alemanha, as plantas reagem, sim, quando são cortadas ou feridas. Daí vem o cheiro de grama cortada, que seria um "pedido de socorro" químico - a planta, na verdade, quer que algum outro ser vivo, como um inseto, por exemplo, salve-a daquele corte.

“Pesquisadores identificaram ondas sonoras produzidas por plantas que liberam gases quando cortadas ou feridas”, revelou artigo do site HowStuffWorks com base na pesquisa alemã. “Apesar de não serem audíveis para o ouvido humano, as vozes secretas de plantas têm revelado que os pepinos gritam quando estão doentes, e as flores lamentam quando suas folhas são cortadas”.

Apesar dessa análise, fato é que as plantas não têm um sistema nervoso central que controle esse estímulo. Elas simplesmente disparam esse mecanismo como um sinal de stress para o reparo local, então podemos considerar que em "grau de sofrimento", as plantas sofrem um pouco menos do que os animais.

Fonte: O Globo
Se você viu algum erro ou quer adicionar alguma informação ao nosso artigo, clique aqui

Os comentários postados a seguir, são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores e não representam a opinião particular de nenhum integrante da Curiozone. Como uma forma de ser mais acessível a todos, nosso site usa a plataforma de comentários do facebook. Dessa forma, se você se sentiu ofendido com qualquer comentário postado, fica muito mais prático e rápido denuncia-lo ao próprio facebook clicando aqui. O sigilo é 100% garantido e sua denúncia sempre será anônima.
 
Copyright © 2018 Curiozone // Todas as imagens de filmes, séries e etc são marcas registradas de seus respectivos proprietários