Considerada o cão mais inteligente do mundo, Chaser, uma border collie que vive na Carolina do Sul, EUA, com seu dono, o psicólogo John Pilley, recebeu o título por comprovadamente ser capaz de distinguir mais de 1 mil palavras diferentes e ter até noções de gramática.

Chaser foi adquirida por Pilley ainda filhote para que o pesquisador realizasse séries de estudos científicos sobre inteligência canina. A convivência e os testes demonstraram, então, que a cadela era capaz de entender um número de palavras que superava em até 400% a do então recordista, um cão alemão chamado Rico, também da raça border collie.
Cachorros da raça border collies são energéticos e adoram brincar com seus donos e, para serem compensados com jogos e entretenimento que tanto amam, são capazes de tudo. Inclusive, como indicam os estudos, aprender a se comunicar com humanos.
O treinamento de Chaser começou com cinco horas diárias, quando ela ainda era filhote: ela era orientada a buscar brinquedos de forma aleatória, segundo comandos de voz. O avanço dos testes fez com que Pilley, em seguida, passasse a pedir os objetos pelo nome de cada um.
Além de reconhece as coisas pelos seus nomes, ou seja, compreender palavras, a cadela ainda é capaz de atender às ordens do dono, como o que deve fazer ao pegar determinado brinquedo, indicando entendimento de gramática.
Para que fosse considerada a mais inteligente do mundo, Chaser precisou passar por mais de 800 testes. As séries de experimentos permitiram que Pilley concluísse que a cadela tinha a mesma capacidade de aprender que uma criança de cerca de 1 ano e meio.
Fonte: Terra
Fonte: Terra





Se você viu algum erro ou quer adicionar alguma informação ao nosso artigo,
clique aqui