Connect with us

Corpo Humano

Falta de higiene bucal pode causar nascimento de bebês prematuros, segundo especialistas

A informação foi atestada não só pelos especialistas, mas pelo Conselho Federal como um todo.

Published

on

Não pense você que cuidar dos dentes é desnecessários durante a gravidez, uma reportagem do portal R7 mostrou que no período da gestação, ficou cada vez mais comum o trabalho em conjunto entre diversas especialidades da área da saúde para promover não só o bem-estar da mãe como também do bebê. Pra você ter uma ideia, a odontopediatria, área ainda pouco conhecida, adota cuidados com a saúde da gestante e do bebê, sendo responsável pelo pré-natal odontológico ou odontologia intrauterina.

Na reportagem, Déborah de Carvalho Gimenes, odontopediatra, contou que para beneficiar a saúde do bebê, a gestante precisa fazer o pré-natal odontológico, que é quando vai receber orientações sobre o controle da placa bacteriana (hoje chamada de biofilme dentário), por meio da escovação correta, do uso do fio dental e uso adequado do flúor.

Grávida olhando ultrassonografia.

A especialista explica que hábitos e doenças da gestante podem prejudicar a formação dos dentes da criança. Ela orienta que sejam realizadas até quatro consultas com orientações odontológicas especiais durante a gravidez.

Quando estes cuidados não acontecem durante a gestação, há riscos de descalcificação da estrutura dental, o que acarreta no surgimento de cáries, causada por bactérias existentes na cavidade bucal e que gera uma transmissão de mãe para filho através da saliva.

Na informação que foi reproduzida também pelo Conselho Federal de Odontologia, algumas pesquisas científicas apontaram bebês prematuros e com baixo peso em mães que apresentaram saúde bucal insuficiente durante a gestação. Grávidas com o problema periodontal apresentam 3,5 vezes maior probabilidade de terem seus bebês com baixo peso e prematuros, isto pode se sedimentar no fato de mulheres grávidas com problemas de gengiva, e que apresentam níveis acentuados de prostaglandinas, que é um potente indutor de parto prematuro, no fluido gengival.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement

Mais Acessados