17/01/2018

Sony cria lente de contato que grava e projeta vídeos

Imagine se suas lentes de contato fossem pequenas câmeras que gravassem tudo que você vê e permitissem que você assistisse de novo as experiências que viveu. Com essa inspiração, que parece ter saído de um episódio de Black Mirror, a Sony criou uma patente de lentes de contato que gravam vídeos e são movidas a piscar de olhos. 

Além disso, segundo o Leisure Management, tal qual o episódio The entire history of you, da série britânica, o recurso também permitirá a projeção de imagens diretamente do olho, um diferencial para os projetos que estão sendo desenvolvidos pela própria Sony, além de Samsung e Google de câmeras embutidas em lentes de contato desde 2014 – cujos resultados ainda não têm previsão de chegar ao mercado.


Um componente importante dessa nova lente de contato é que a câmera “sabe” quando você está se você estiver piscando deliberadamente e não de forma natural e involuntária; é essa ação deliberada que a ativa. A lente grava as imagens em um dispositivo de armazenamento interno, o que significa um acesso mais fácil e mais rápido das gravações. 

A patente segue a tecnologia sofisticada de projetos anteriores da gigante tecnológica, que, de acordo com o site científico Futurism, utiliza sensores piezoeléctrico que convertem energia mecânica em energia elétrica. Os movimentos dos olhos são lidos por esses sensores para ativar a câmera ou as gravações.

A bateria será recarregada via indução eletromagnética, o que significa dizer que uma corrente elétrica será produzida por um condutor móvel através de um campo magnético. A lente também terá capacidade de ajustar-se aos olhos do usuário e utilizar o foco automático no caso de imagens embaçadas. No momento, a tecnologia é teórica e avançada, mas com a quantidade de companhias buscando desenvolver os dispositivos necessários para patentes similares, não deve demorar para que essas lentes se tornem realidade.

Se você viu algum erro ou quer adicionar alguma informação ao nosso artigo, clique aqui

Os comentários postados a seguir, são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores e não representam a opinião particular de nenhum integrante da Curiozone. Como uma forma de ser mais acessível a todos, nosso site usa a plataforma de comentários do facebook. Dessa forma, se você se sentiu ofendido com qualquer comentário postado, fica muito mais prático e rápido denuncia-lo ao próprio facebook clicando aqui. O sigilo é 100% garantido e sua denúncia sempre será anônima.
 
Copyright © 2018 Curiozone // Todas as imagens de filmes, séries e etc são marcas registradas de seus respectivos proprietários