09/02/2018

Facebook andou testando em segredo o botão de “dislike”

O Facebook sempre negou que criaria um botão contrário ao de “curtir”, ou seja, um “não curti”. Mesmo com a expansão para cinco reações, ocorrida em 2016, nada próximo ao “não curti” foi disponibilizado. Agora, porém, testes com um botão do tipo começaram nos Estados Unidos.

O experimento foi confirmado pelo Facebook ao blog de tecnologia TechCrunch. Ele está aparecendo para 5% dos usuários de Android nos Estados Unidos que usam o aplicativo no idioma inglês e apenas em comentários de páginas públicas. Nos posts, em perfis pessoais e grupos, não.

Para esse grupo e nessas páginas, a opção “Downvote”, algo como “rebaixar”, aparece ao lado das tradicionais “Curtir” e “Comentar”. Ela não tem um contador e, ao ser tocada, se expande para que o usuário explique por que está insatisfeito com o comentário atrelado ao botão. As opções são: Ofensivo, Incorreto e Fora do assunto.


O Facebook diz que se trata de um teste curto, que não afeta a posição do comentário, do post ou da página. Ele está sendo conduzido para aferir métricas ao Facebook, ou seja, nem o comentarista que recebe um “não curti” tem acesso a informações de uso dele. Segundo um porta-voz da empresa, é uma maneira leve que as pessoas estão tendo de oferecer sinais ao Facebook sobre comentários indevidos.

O teste se alinha à nova diretriz estabelecida por Mark Zuckerberg para o Facebook em 2018. Neste ano, a rede social dará um peso maior a “interações significativas”, o que, segundo analistas de mídias sociais, quer dizer mais conversas ricas nos comentários dos posts.

No último trimestre, mudanças no algoritmo do Facebook fizeram os mais de dois bilhões de usuários da rede, somados, diminuírem em 50 milhões de horas por dia, ou 5703 anos diários, o uso dela.

Se você viu algum erro ou quer adicionar alguma informação ao nosso artigo, clique aqui

Os comentários postados a seguir, são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores e não representam a opinião particular de nenhum integrante da Curiozone. Como uma forma de ser mais acessível a todos, nosso site usa a plataforma de comentários do facebook. Dessa forma, se você se sentiu ofendido com qualquer comentário postado, fica muito mais prático e rápido denuncia-lo ao próprio facebook clicando aqui. O sigilo é 100% garantido e sua denúncia sempre será anônima.
 
Copyright © 2018 Curiozone // Todas as imagens de filmes, séries e etc são marcas registradas de seus respectivos proprietários