30/03/2018

Samsung desenvolve bateria feita de grafeno que promete carga total em 12 minutos

A Samsung apresentou uma tecnologia capaz de criar baterias com 45% mais capacidade e cinco vezes mais velocidade de recarga que modelos tradicionais. Segundo a companhia, a invenção leva apenas 12 minutos para recarregar completamente. Atualmente, baterias de lítio presentes em smartphones precisam de, pelo menos, uma hora na tomada para recuperar a carga. A novidade poderá resultar em uma nova geração de celulares que duram mais tempo e recarregam rapidamente.

A bateria é construída com esferas feitas de grafeno (Graphene Balls), uma das formas cristalinas do carbono. Conhecido pela durabilidade e resistência, o material também é altamente condutor de eletricidade, capaz de mover elétrons 140 vezes mais rapidamente que o silício, usado em chips eletrônicos. Essa característica o torna uma das alternativas para criar baterias mais potentes em comparação com o lítio. No entanto, havia pouco avanço nesse sentido até então.


As esferas de grafeno da Samsung ainda permitem que a bateria suporte temperatura de até 60 graus Celsius sem apresentar queda de rendimento. Após 500 ciclos de recarga, o produto seria capaz de reter quase 80% da capacidade, especificação também superior a modelos comuns. Por isso, a tecnologia pode ter várias aplicações, de celulares a automóveis elétricos.

A invenção foi patenteada nos EUA e na Coreia do Sul. Por enquanto, não há previsão de lançamento das novas baterias no mercado.

Fonte: Techtudo
Se você viu algum erro ou quer adicionar alguma informação ao nosso artigo, clique aqui

Os comentários postados a seguir, são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores e não representam a opinião particular de nenhum integrante da Curiozone. Como uma forma de ser mais acessível a todos, nosso site usa a plataforma de comentários do facebook. Dessa forma, se você se sentiu ofendido com qualquer comentário postado, fica muito mais prático e rápido denuncia-lo ao próprio facebook clicando aqui. O sigilo é 100% garantido e sua denúncia sempre será anônima.
 
Copyright © 2018 Curiozone // Todas as imagens de filmes, séries e etc são marcas registradas de seus respectivos proprietários