31/07/2018

O dia em que o próprio criador da Wikipédia disse que o site não é lá muito confiável

O ministro da Educação britânico, Alan Johnson, disse em 2007 que a Wikipédia seria um instrumento educativo para os estudantes. Bom, tudo normal por aqui, não fosse uma revelação que acabou surpreendendo a todos: segundo Larry Sanger, que participou da criação do Wikipédia em 2001, a enciclopédia virtual não é muito confiável.

"Temo que Johnson não sabe ainda dos problemas que a Wikipédia possui, começando pela dificuldade da sua gestão, dos conteúdos muitas vezes não confiáveis e o envolvimento em uma série de escândalos", afirmou Sanger.

"A Wikipédia ainda é muito útil e foi um fenômeno interessante, mas chegamos à conclusão de que não é uma fonte totalmente confiável", acrescentou.


Durante a conferência anual da Associação dos Professores e do Sindicato dos Professores, que aconteceu em Belfast, na Irlanda do Norte, Johnson descreveu a internet como "uma incrível força para o bem da educação" de professores e alunos, chamando a atenção para o papel da Wikipédia.

"A Wikipédia permite que qualquer um tenha acesso a informações que antes eram somente reservadas a quem havia se inscrito no site da Enciclopédia Britannica", concluiu o ministro. 

A Wikipédia é um dos dez sites mais visitados do mundo e contém mais de 6 milhões de verbetes e definições feitas exclusivamente por voluntários. A página, porém, já foi acusada de conter várias imprecisões.

Preocupado com a pouca confiabilidade das informações na Wikipédia, Sanger decidiu abandonar o projeto e há duas semanas lançou uma nova enciclopédia online, no endereço www.citizendium.org.

O Citizendium ainda é realizado com contribuições dos usuários mas, esclarece Sanger, o diferencial é a constante monitoração feita por um grupo de especialistas e professores universitários.

Se você viu algum erro ou quer adicionar alguma informação ao nosso artigo, clique aqui

Os comentários postados a seguir, são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores e não representam a opinião particular de nenhum integrante da Curiozone. Como uma forma de ser mais acessível a todos, nosso site usa a plataforma de comentários do facebook. Dessa forma, se você se sentiu ofendido com qualquer comentário postado, fica muito mais prático e rápido denuncia-lo ao próprio facebook clicando aqui. O sigilo é 100% garantido e sua denúncia sempre será anônima.
 
Copyright © 2018 Curiozone // Todas as imagens de filmes, séries e etc são marcas registradas de seus respectivos proprietários