11/08/2018

Conheça a história de Rick Chesther da Silva, o ex-vendedor de água mineral que foi convidado para palestrar em Harvard nos EUA

Nesse Brasil afundado na crise, histórias como a do ambulante Rick Chesther não só mostram como a meritocracia é real, como também inspiram e dão esperança. Desempregado, Rick pediu emprestado a um amigo R$10 para iniciar um negócio que acreditava ser lucrativo: vender água na praia. Simples, não é mesmo? Ao que parece sim, só que não foi nada simples para ele. Rick ouviu muitas críticas, mas mesmo assim persistiu por acreditar que, para aquele mercado, haveria sempre público. 

E não é que ele acertou? Rick conta que lucrava, por dia, entre R$150 a R$200 e "não voltava para a casa com menos que isso". Decidiu, então, compartilhar sua experiência na internet e, tão logo, alcançou milhares de visualizações no seu canal do Youtube, o Minuto Empreendedor.


"Está desempregado no Rio de Janeiro? Então faz o seguinte: arruma R$10 emprestado, vai para a Central do Brasil amanhã e compra uma mala de água mineral e meio saco de gelo. Pega tudo e vai para Copacabana, cedo. Lá, você vende uma água a R$4 ou R$5. Vamos considerar que você venda tudo a R$4 e beba duas. São dez águas, R$40 reais. Você investiu R$10, são 300% de lucro", diz ele num trecho de um dos vídeos postados na internet.

De ambulante a youtuber e consultor econômico, o mineiro de Pitangui, que hoje vive na comunidade da Mangueira, galgou mais uma conquista esta semana: foi chamado para dar uma palestra na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, para onde embarcou quarta-feira.

— A intenção é continuar o que eu faço aqui. Dizer a todos que temos nossos problemas, e não são poucos. Mas o maior deles é a mentalidade do nosso povo, que precisa ser corrigida. E ninguém vai fazer isso por ninguém. Ou seja, aquele que quer crescer, que faça suas correções, que melhore como pessoa e contribua para o crescimento dos outros, porque a mudança no mundo começa a partir daí. Vou representar muito bem nosso povo lá. Costumo dizer que quem está indo para Harvard não é um CPF, é a esperança de uma galera que encontrou no Rick uma voz, e quem está indo é essa voz. Vou falar em nome de uma nação — disse o ex-ambulante.


A venda de água na praia foi o ponta pé para a carreira de "palestrante, escritor e consultor", como ele se declara. Hoje, segundo Rick, "a agenda é extensa e remunerada". Tão cheia que, desde abril, precisou largar as areias de Copacabana para dar conta dos compromissos. Os vídeos, por exemplo — alguns deles com mais de 30 mil visualizações — fazem parte do seu atual trabalho e ajudam a levantar a autoestima dos milhões de desempregados.

— Os vídeos que eu faço servem tanto para ajudar a vender água na praia quanto para para administrar uma empresa. Não falo apenas para os empreendedores, falo para a população em geral: "levanta e anda, porque você pode tudo" — acredita.

Fonte: O Globo
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