Connect with us

Animais

Ararinha azul que foi divulgada como extinta ainda existe e ganha refúgio e proteção no interior da Bahia

É fake news, felizmente, que a ave nunca mais foi encontrada; Mais aves da espécie podem se reproduzir

Published

on

Existe atualmente, um plano em ação. Um plano em prol da natureza! O objetivo desse plano, é desenvolver um programa para reintroduzir essas aves na natureza. Atualmente, elas só existem em cativeiro e justamente por isso podem ser consideradas como uma raridade. Não se tem registro confirmado de ararinha azul, livre na natureza, em nenhuma parte do mundo, desde 2000. Só em cativeiro: na Alemanha, em Singapura e no Brasil. Estamos falando dela, da Ararinha Azul.

“Ela é um símbolo de uma espécie que foi possivelmente extinta por causa do tráfico de animais silvestres para suprir um mercado internacional de colecionadores de uma espécie rara”, explicou Camile Lugarini, coordenadora do projeto Ararinha na Natureza.

No nosso Brasil são apenas 11, que ficam num criadouro, no interior de Minas Gerais. Para entrar no recinto, é preciso roupa higienizada. Do laboratório, os veterinários acompanham a rotina de um casal pelas câmeras e a boa notícia está na chocadeira.

A ararinha-azul é uma das aves mais raras do mundo.

O teste feito pelos especialistas mostra o embrião dentro do ovo. A parte mais escura, bem no meio, era uma nova ararinha começando a se formar. Só que o desenvolvimento não tem passado desta fase. Mas o comportamento do casal anima os pesquisadores.

“No momento da postura desse ovo, a fêmea está no ninho, o macho fora do ninho, acompanhando, fazendo como se fosse uma vigília e ele entra para dentro do ninho, acompanha a fêmea durante a postura. Então, essas características que mostram que o casal está mais entrosado, aumentam muito as nossas chances de sucesso reprodutivo”, explica um especialista.

A reprodução da ararinha azul é um grande desafio porque é uma espécie romântica. Cada uma escolhe seu par e o casamento, normalmente, dura a vida inteira. Mas, tem um grande problema, elas são poucas. E muitas, são parentes. Nesses casos, mesmo quando põem ovos, é bem difícil os filhotes nascerem.

A Ararinha azul que foi divulgada como extinta ainda existe e está em refúgio.

Agora os pesquisadores esperam vencer o risco de extinção. Outros quatro casais também estão sendo acompanhados. Recebem tratamento especial de saúde e alimentação reforçada.

“Colocamos mistura de sementes e, além disso, adicionamos cálcio, que ela vai botar um ovo e o ovo precisa de cálcio”, explica o veterinário Marcos Vinícius Romero Marques.

A expectativa é que os filhotes possam viver livres num refúgio de vida silvestre, em um local de preservação ambiental, criado numa área de vegetação de caatinga, no sertão da Bahia.

Incubadora com ovo.

“Elas vão reproduzir e os filhotes delas é que vão ser soltos na natureza. Eles vão voltar para a natureza, para sua casa que é a caatinga baiana. Vão fazer companhia às maracanãs e outras araras da região”, diz Camile Lugarini.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement

Mais Acessados