30/10/2018

As categorias inéditas confirmadas no programa esportivo dos Jogos Pan-Americanos de 2019

Os Jogos Pan-Americanos de 2019, em Lima (Peru), incluirão pela primeira vez o surfe no programa de competições, disse à Agência Efe o presidente do comitê organizador do evento, Luis Salazar.

“Será a primeira vez que os Jogos terão 28 esportes olímpicos e 9 pan-americanos, aos quais se uniu o surfe”, explicou Salazar após a conclusão da cerimônia de hasteamento da bandeira do Peru na vila dos Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto (Canadá).


“O surfe está crescendo muito no mundo todo, não só no Peru. Nos interessa porque é um esporte que ajudou jovens de todo tipo de condição social”, indicou.


Salazar destacou também que é a primeira vez que o programa esportivo dos Jogos Pan-Americanos é divulgado com quatro anos de antecedência, o que facilitará a preparação dos atletas.


O fisiculturismo é outro que também fará parte do programa dos Jogos Pan-Americanos (não estará nas Olimpíadas). Serão 16 homens e 16 mulheres na competição e os brasileiros tentarão uma vaga para o Pan durante o Campeonato Sul-Americanos, em setembro de 2018.

O taekwondo também trará novas categorias no Pan. Além das tradicionais disputas, o evento também terá o taekwondo poomsae, categoria que não é olímpica. No Poomsae, os atletas fazem movimentos de ataque e defesa contra um inimigo imaginário. Não há enfrentamento.

O programa ainda não está 100% definido, mas já é sabido que o tiro com arco terá provas de composto. A categoria olímpica, que é o recurvo, segue no Pan, mas agora terá a companhia do composto.

Provas que se tornaram olímpicas para 2020, casos do basquete 3x3, ciclismo BMX free e competições mistas no tiro esportivo, estão no programa de 2019.

Ainda não há, por parte do COB, uma meta oficial para o país alcançar na competição. Nas últimas três edições do evento, o Brasil ficou em terceiro no quadro de medalhas. Em 2007 e 2011, atrás de Estados Unidos e Cuba, e em 2015, atrás dos americanos e dos canadenses.

Essas se somarão aos 28 esportes olímpicos e 9 pan-americanos: beisebol, softbol, karatê, esqui aquático e wakeboard, raquetebol, squash, ciclismo BMX, patinação sobre rodas e boliche.

Fonte: Globo Esporte
Se você viu algum erro ou quer adicionar alguma informação ao nosso artigo, clique aqui

Os comentários postados a seguir, são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores e não representam a opinião particular de nenhum integrante da Curiozone. Como uma forma de ser mais acessível a todos, nosso site usa a plataforma de comentários do facebook. Dessa forma, se você se sentiu ofendido com qualquer comentário postado, fica muito mais prático e rápido denuncia-lo ao próprio facebook clicando aqui. O sigilo é 100% garantido e sua denúncia sempre será anônima.
 
Copyright © 2018 Curiozone // Todas as imagens de filmes, séries e etc são marcas registradas de seus respectivos proprietários