08/10/2018

Como Beethoven conseguia compôr músicas sendo surdo?

O compositor alemão Ludwig von Beethoven (1770 - 1827) perdeu a audição progressivamente ao longo de três décadas (entre os 20 e os 50 anos), quando já se encontrava na fase adulta. Como não nasceu surdo, ele tinha memória auditiva suficiente para compor em sua mente.

O ouvido humano é dividido em três: o externo, que capta as ondas sonoras no ar; o médio, que amplifica essas ondas; e o interno, que as transforma em impulsos elétricos captados pelo cérebro. Com a perda da audição, o compositor não era capaz de captar novos sons, mas tinha conhecimento suficiente para formar sinfonias em seu cérebro e transformá-las em partituras - assim como uma pessoa pode criar textos mentais e colocá-los no papel.


Mesmo surdo, Beethoven compôs obras grandiosas. A 'Nona Sinfonia', criada poucos anos antes de sua morte, foi declarada patrimônio mundial pela Unesco.

Até hoje, não se sabe com certeza o que levou o músico a ficar surdo. A teoria mais aceita é otoesclerose, doença degenerativa do aparelho auditivo.
Se você viu algum erro ou quer adicionar alguma informação ao nosso artigo, clique aqui

Os comentários postados a seguir, são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores e não representam a opinião particular de nenhum integrante da Curiozone. Como uma forma de ser mais acessível a todos, nosso site usa a plataforma de comentários do facebook. Dessa forma, se você se sentiu ofendido com qualquer comentário postado, fica muito mais prático e rápido denuncia-lo ao próprio facebook clicando aqui. O sigilo é 100% garantido e sua denúncia sempre será anônima.
 
Copyright © 2018 Curiozone // Todas as imagens de filmes, séries e etc são marcas registradas de seus respectivos proprietários