Connect with us

Animais

Como o camaleão consegue mudar de cor? A ciência explica

Característica de camuflagem tem diversas funções e varia de acordo com o bicho e com o meio no qual ele vive

Published

on

O bicho consegue controlar a movimentação de pigmentos que dão cores às células de sua pele. Assim como outros animais (rãs, polvos, lulas, vários insetos e outros lagartos), o camaleão possui a capacidade de imitar a cor do ambiente para se confundir com ele.

Uma das mais conhecidas famílias de lagartos, distribuídos na África, sul da Europa e da Ásia, o Camaleão.

Essa característica de camuflagem tem diversas funções e varia de acordo com o bicho e com o meio no qual ele vive. No caso do camaleão, a mudança de cor pode ser uma estratégia de caça ou de defesa. Quando assume a cor do local onde ele está – por exemplo, a da folhagem, do galho ou do tronco de uma árvore – o camaleão tenta se camuflar para capturar insetos com sua língua longa ou fugir de seus predadores, como pequenos felinos, aves de rapina ou até mesmo cobras.

“Dependendo da espécie de camaleão, as cores que ele pode assumir variam muito, como tons de verde, rosa, azul, amarelo, vermelho, marrom e preto”, diz a bióloga Maria Aparecida Visconti, da Universidade de São Paulo (USP).

Você pode estar se perguntando: como o camaleão, que não é nenhum Einstein, consegue sempre acertar a cor da camuflagem? A resposta para isso é simples: na real, é um processo involuntário. Isso porque o cérebro do camaleão recebe a luz que incide na retina, compara essa luminosidade com a luz refletida no ambiente e libera hormônios para as células da pele, fazendo assim com que elas assumam a cor do ambiente em questão de segundos (no máximo, em minutos). Graças a essa habilidade, o bicho não fica rosa na folhagem marrom.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement

Mais Acessados