03/12/2018

A Inglaterra está reprimindo filmes que tenham vilões com cicatrizes, para não ofender pessoas com cicatrizes

Cineastas que queiram receber fundos do Instituto de Cinema Britânico (BFI) terão de abandonar uma velha fórmula usada em vilões, já que a instituição não irá mais apoiar filmes antagonizados por personagens que possuam cicatrizes.

De acordo com o The Telegraph, a decisão vem depois da campanha #IAmNotYourVillain -- eu não sou seu vilão, em tradução livre --, organizada pela Changing Faces' e apoiada pelo BFI, que é a primeira organização a apoiar o projeto e decidiu desconstruir desfigurações faciais.

"Cinema é um catalisador para mudança", disse Ben Roberts, CEO da BFI. "E é por isso que estamos nos comprometendo a não ter representações negativas que retratem cicatrizes ou diferenças faciais em filmes que financiamos".


O BFI também escolheu doar fundos ao futuro drama intitulado Dirty God, filme que é sobre uma mulher que reconstrói sua vida depois de sofrer um ataque ácido. "Essa campanha fala diretamente com os critérios de padrões de diversidade do BFI, que atende a representações significativas nas telonas", continuou Roberts. "Nós apoiamos totalmente a campanha #IAmNotYourVillain, do Changing Faces', e convoca o resto da indústria cinematográfica a fazer o mesmo"

A decisão do BFI chega como parte de um recente anúncio de comprometimento à diversidade para atingir uma porcentagem de 7% para cineastas com deficiência. "A indústria cinematográfica tem um poder gigantesco de influenciar o público com sua representação de diversidade, e mesmo assim, os filmes usam as cicatrizes e aparências diferentes como sinônimo de vilania com muita frequência", disse Becky Hewitt, CEO da Changing Faces, que chamou de "particularmente preocupante" que crianças apenas tendam a fazer essa associação depois de serem expostas a certos filmes.

Os filmes têm usado cicatrizes como visual associado a personagens ruins há décadas. Entre os mais marcantes, estão o Coringa de Heath Ledger e o Kylo Ren de Adam Driver.

Fonte: IGN
Se você viu algum erro ou quer adicionar alguma informação ao nosso artigo, clique aqui

Os comentários postados a seguir, são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores e não representam a opinião particular de nenhum integrante da Curiozone. Como uma forma de ser mais acessível a todos, nosso site usa a plataforma de comentários do facebook. Dessa forma, se você se sentiu ofendido com qualquer comentário postado, fica muito mais prático e rápido denuncia-lo ao próprio facebook clicando aqui. O sigilo é 100% garantido e sua denúncia sempre será anônima.
 
Copyright © 2018 Curiozone // Todas as imagens de filmes, séries e etc são marcas registradas de seus respectivos proprietários