05/12/2018

eGuinorante alcança mais de 20 mil inscritos em menos de 9 horas depois de criar canal reserva pelo strike que levou

O canal eGuinorante de Guilherme Marques, que entre outras diversas coisas, fez o react mais rápido do YouTube como já publicamos aqui na nossa coluna, sofreu por conta de uma arbitrariedade nessa semana. Seu canal, que conta com mais de 1 milhão de inscritos atingidos há poucos meses, sofreu uma penalidade de direitos autorais por conta de uma empresa chamada Jukin Media o que fará com que ele perca seu canal, caso a penalidade não seja cancelada em 7 dias.

A arbitrariedade se dá pelo fato de que apesar de nunca apresentar provas de detenção dos direitos dos vídeos que assegura ter, a empresa, segundo Guilherme Marques, vive aplicando strikes em canais do YouTube, com o objetivo de arrecadar monetariamente já que, de acordo com ele, os trechos onde supostamente a Jukin Media teria direito, são de apenas 3 segundos e estes, ele faz questão de excluir de seu canal quando recebe um aviso.

Canais de react como o de Guilherme, vale lembrar, são grandes alvos dessas empresas, já que sempre utilizam trechos de vídeos para reagir.

Se prevenindo do risco de perder seu trabalho, Guilherme já criou um novo canal e em menos de 9 horas, já alcançou mais de 20 mil inscritos (mais precisamente 22.059 até o fechamento dessa matéria) o que é praticamente uma torcida de futebol inteira. A nível de comparação, o canal reserva de Guilherme tem seguidores o suficiente para lotar a atual capacidade máxima do estádio do Vasco da Gama, no Rio de Janeiro, que suporta até 21.980 pessoas.


Diferença entre strike e flag

Para entender o que aconteceu no canal eGuinorante, é preciso entender antes a diferença entre os tipos de ocorrência no YouTube. Todo canal que está na plataforma tem liberdade de criação e expressão, mas não significa que tem liberdade para criar com qualquer coisa ou falar o que quiser e bem entender. 

O sistema do YouTube notifica seus usuários através de um flag (esta que não oferece risco de perda do canal) e aplica penalidade via strike, que é um sinal amarelo de alerta. Ele pode ser dado por conta de denúncias de violação das diretrizes da plataforma ou por uma denúncia de violação de direitos autorais. O risco de exclusão de um canal ocorre apenas se levar 3 strikes em menos de 90 dias, ou seja, 3 meses, que foi o caso do eGuinorante.

É necessário atentar então, que uma flag é apenas um aviso e um strike, é uma penalidade aplicada.

Caso canal seja apagado, vídeos não serão perdidos

Guilherme garantiu em live, que caso perca seu canal com 1 milhão de inscritos, repostará todos os vídeos do canal atual no canal reserva, uma vez que tem o backup de todos os vídeos gravados em nuvem.

Para se inscrever no canal eGuinorante reserva, basta clicar aqui.
Se você viu algum erro ou quer adicionar alguma informação ao nosso artigo, clique aqui

Os comentários postados a seguir, são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores e não representam a opinião particular de nenhum integrante da Curiozone. Como uma forma de ser mais acessível a todos, nosso site usa a plataforma de comentários do facebook. Dessa forma, se você se sentiu ofendido com qualquer comentário postado, fica muito mais prático e rápido denuncia-lo ao próprio facebook clicando aqui. O sigilo é 100% garantido e sua denúncia sempre será anônima.
 
Copyright © 2018 Curiozone // Todas as imagens de filmes, séries e etc são marcas registradas de seus respectivos proprietários