Connect with us

Aconteceu

Ex-combatente da 2ª Guerra Mundial morre aos 97 anos em Campo Grande

Uma notícia extremamente triste no penúltimo dia do ano de 2018: a morte de um herói que deixa seu legado

Published

on

O penúltimo dia do ano de 2018 nos reservou uma triste surpresa: um herói brasileiro nos deixou. Se trata do veterano da FEB (Força Expedicionária Brasileira), Moacir Aleixo que morreu, aos 97 anos, em Campo Grande. Moacir é um dos pracinhas que lutaram na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, combatendo ao nazifascismo.

Conforme o CMO (Comando Militar do Oeste), que divulgou nota de pesar, Moacir foi integrante do 11º Regimento de Infantaria, oriundo de São João Del Rei, em Minas Gerais.

Moacir participou das batalhas de Monte Castello, Montese e Castelnuovo. Dentre as principais condecorações, recebeu a medalha de campanha da FEB, Medalha Sangue do Brasil, Medalha da Vitória e Medalha do Mérito da FEB.

“Que o exemplo deste herói inspire as futuras gerações na luta pelos ideais da democracia e liberdade”, diz a nota do CMO.

Em maio deste ano, Moacir e outros cinco ex-combatentes foram homenageados na Assembleia Legislativa.

Despedida e memórias…

Moacir Aleixo Filho afirma que o pai deixa a lembrança de um grande lutador. “Lutou pela nossa família, lutou pelo Brasil. Foi um exemplo, não só para nós, mas para o Brasil todo. O que nos conforta é a vida que ele teve”, diz o filho.

Natural de Avaí, no interior de São Paulo, ele veio a Campo Grande para visitar uma irmã, mas se apaixonou, casou e morreu neste domingo ao lado da companheira. A união durou 64 anos e o casal teve cinco filhos.

Foto de Moacir Aleixo Filho, o ex-combatente da Segunda Guerra Mundial pela FEB.

Ele sempre contava lembranças da guerra para a família e amigos. Uma dessas histórias, foi episódio em que ele acabou sendo ferido em uma mina terrestre. Com risco de amputar a perna, o então soldado foi levado da Itália para os Estados Unidos. Após oito meses de tratamento, deixou o hospital de Nova Orleans sem amputação ou sequela.

Na manhã deste domingo, o veterano da FEB morreu em casa, vítima de parada cardiorrespiratória. O ex-pracinha é velado no cemitério Jardim das Palmeiras e será sepultado amanhã, às 10h. O cemitério fica localizado avenida Tamandaré, 6934, no Jardim Seminário, em Campo Grande.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement

Mais Acessados