Animais
O verdadeiro problema exposto no caso de Manchinha no Carrefour
Um levantamento dizendo que 20 milhões de cães estão abandonados nas ruas de um país que tem 200 milhões de habitantes, mostra que o buraco é bem mais embaixo
Uma cachorrinha morta depois que foi agredida por um segurança de uma empresa terceirizada nas dependências da unidade de Osasco, SP do Carrefour, evidenciou mais uma vez um problema no país: cães abandonados.
Depois do segurança que agrediu a cachorrinha ser detido na delegacia, entender que é obrigação do Carrefour se posicionar e não permitir que isso aconteça outra vez é absolutamente coerente. Até porque ninguém é a favor do incentivo a maus tratos contra animais. O que não é coerente no entanto, é manter os olhos em direção apenas a rede de hipermercados, enquanto um verdadeiro canil está à solta nas ruas do Brasil.

Ilustração feita para homenagear Manchinha.
O Carrefour não vai fazer nada? Bom, já fez! E nada mais óbvio e sensato que decidir fazer o que fez depois do episódio. De acordo com a empresa, além do segurança já ter sido demitido, de agora em diante será criado o “PetDay”, que será “um evento anual, no dia 28 de novembro, e outros com maior frequência, em memória ao Manchinha, com ações de conscientização da importância da causa animal a todos os colaboradores, em conjunto com a sociedade.”, além disso, a multinacional francesa disse que vai trabalhar na melhoria na estrutura e equipamentos do Centro de Zoonoses de Osasco (SP), promover a revisão dos treinamentos de todos os seus colaboradores e prestadores de serviço, além de outras medidas como revisão dos procedimentos internos para encaminhar animais abandonados. Essa, que certamente é a principal e mais emergencial medida a ser tomada por eles.

Viralatas na rua.
Independente das motivações, sejam elas sinceras ou não, ficar de braços cruzados é que não seria justo. Mas o que chama mais atenção nas medidas anunciadas pela empresa, fica uma em especial que é a realização de feiras de adoção de animais em todo o país. Quantos depois da manifestação feita em frente a loja de Osasco já decidiram mudar os rumos dessa história?
Esse problema evidenciado no caso Manchinha não é nenhuma novidade. Isso porque de acordo com um levantamento feito pela OMS, cerca de 20 milhões de cães estão abandonados nas ruas de um país que tem cerca de 200 milhões de habitantes: o Brasil.
Nos grandes centros, a estimativa da OMS é de que para cada cinco moradores, haja um cão, e 10% destes animais estão abandonados.
As consequências desse problema vão desde maus-tratos (como foi o caso da Manchinha), até morte por doenças, atropelamento e até mesmo brigas com outros animais e cachorros.
Para ajudar a mudar os rumos dessa história, as soluções são inúmeras. Confira na galeria abaixo, como você pode ajudar:
-
Aconteceu3 dias atrás
Band sofreu ameaça de perder direitos da marca MasterChef antes de nova temporada
-
Aconteceu3 dias atrás
Mulher reage a assédio e agride homem que tentou passar a mão na coxa dela; confira o vídeo
-
Aconteceu2 dias atrás
Filho de Lula, Luís Cláudio é assaltado em São Paulo na véspera do casamento de seu pai
-
Aconteceu4 dias atrás
Prefeitura de Magé asfalta parte da linha de trem que passa pela cidade e interrompe circulação