Connect with us

Aconteceu

Por que a Globo perdeu jogos e não manda mais como antes na Libertadores?

A toda poderosa vênus platinada não manda mais como antes e nem tem exclusividade na transmissão de um dos eventos de maior audiência

Published

on

A Rede Globo agora, só terá um jogo para transmitir no horário nobre de quarta-feira, o que representa um baque nesta temporada, pelo menos com relação ao domínio nas transmissões de futebol. Isso porque a emissora perdeu completamente o poder de decisão sobre a tabela da Copa Libertadores (um dos eventos futebolísticos de maior audiência) diante da concorrência que enfrentou com a FOX Sports e, principalmente, do Facebook.

Pra quem não percebeu, até o ano passado, a Globo tinha dois jogos à sua disposição no tradicional horário das 21h45 de quarta. Desse jeito, ela tinha como escolher qual jogo transmitir para cada praça entre São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Agora, a única partida a ser veiculada no horário terá que ser repassada para todo o país.

Rede Globo perdeu maioria dos direitos de transmissão de eventos esportivos que rendiam grande audiência.

Essa queda no poder aconteceu basicamente porque a emissora tem agora dois concorrentes que investiram forte na compra dos direitos do torneio. A primeira concorrente foi o Facebook, que desembolsou um valor tão alto quanto o pago pela emissora e garantiu jogos exclusivos nas quintas-feiras seguindo os novos moldes do contrato. Já a segunda foi a FOX, que é detentora exclusiva dos jogos às terças. À Globo, sobrou apenas um jogo no meio da semana.

Na tentativa de reverter a situação, a TV Globo enviou uma comitiva para Assunção, no Paraguai, na época do sorteio da Libertadores em meados de dezembro. De acordo com o que foi apurado pelo portal de esportes do UOL, a emissora atuou nos bastidores para tentar impedir que Palmeiras e Flamengo jogassem na quinta-feira e ainda fez lobby para ter duas partidas às quartas e, assim, poder distribuir as partidas entre as praças. No entanto, a investida não teve sucesso. O Facebook bateu o pé, e a Conmebol não aceitou os pedidos da Globo.

Na prática, pode acontecer de um jogo decisivo do Flamengo, por exemplo, não aparecer na tela dos torcedores cariocas. Ou um jogo importante do Grêmio ou do Internacional não passar para os torcedores gaúchos, já pensou?

A TV já deixou claro que sua prioridade será a transmissão de jogos de Palmeiras e Flamengo. Na visão da emissora, esses times teriam uma relevância maior por gerarem maior engajamento entre os torcedores e garantirem uma maior audiência em nível nacional.

De acordo com a nova configuração, o Atlético-MG não terá um jogo sequer transmitido pela TV Globo caso avance à fase de grupos. Os gaúchos Grêmio e Inter têm jogos agendados para as quartas, às 21h45, mas têm pequenas chances de serem exibidos. Mesmo o São Paulo não tem garantias de transmissão em TV aberta caso se classifique à fase de grupos.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement

Mais Acessados