Connect with us

Aconteceu

A Catedral que resistiu à Revolução Francesa e duas guerras mundiais

Catedral símbolo de Paris fez parte de importantes momentos da história e enfrenta incêndio de grandes proporções

Published

on

Foto: Reprodução/R7

A Catedral de Notre Dame começou a ser construída em 1163, na cidade de Paris, na França, e foi concluída em 1345. O local é um dos principais pontos turísticos da cidade e nesta segunda-feira (15) foi atingido por um incêndio de grandes proporções.

O prédio de arquitetura gótica fica na pequena ilha Île de la Cité e está às margens do Rio Sena, outro importante cartão postal da capital francesa. São127 metros de comprimento, 48 metros de largura e 35 metros de altura.

Não é só a beleza que atrai tantos turistas todos os anos. Ao longo de oito séculos, a catedral fez parte de importantes momentos da história ocidental. Em 1431, o Rei Henrique 6º, da Inglaterra, foi coroado na Notre Dame, após a Guerra dos Cem anos. Assim como Napoleão Bonaparte, que recebeu sua coroa em 1802 diante do Papa Pio 7º.

Durante a revolução francesa, que começou em 1789, o Notre Dame foi revertido a um armazém de alimentos. Muitos das riquezas da igreja foram perdidas durante esse período. Até mesmo um dos sinos foi derretido para a construção de canhões.

O fim da Primeira Guerra, em 1918, foi comemorado com 15 minutos de badaladas dos sinos da torre. A catedral também resistiu aos bombardeios na França durante a Segundo Guerra Mundial.

O escritor francês Vitor Hugo publicou em 1831 o romance “O Corcunda de Notre Dame” que tem como cenário os salões e torres da catedral. A história também fez parte da infância de muitas crianças com a adaptação para o cinema feita pela Disney, em 1996.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement

Mais Acessados