Connect with us

Deu no YouTube

Documentário do Brasil Paralelo sobre 1964 ultrapassa views do Nostalgia História sobre o mesmo tema

Documentário do Brasil Paralelo foi lançado recentemente e tem o dobro de duração do vídeo do canal de Castanhari

Published

on

Foto: Reprodução/Google

O documentário da produtora Brasil Paralelo não tem nem 1 ano que foi lançado e já quebrou recordes no YouTube. Durante dias, o filme que tem mais de duas horas de duração figurou no Top 5 do Em Alta do YouTube no Brasil. Um feito que não é pra qualquer vídeo, muito menos um vídeo com tantos minutos de duração.

A produção, assim como o Nostalgia História, fala sobre o período histórico que teve início em 31 de Março de 1964 no Brasil, mas não se limita a meses antes do acontecimento como no vídeo de Felipe Castanhari. Para entender o que aconteceu, a produção conta com pesquisadores que explicam o contexto da Guerra Fria que vivia o mundo na época.

A ousadia de viajar até o Leste Europeu para buscar documentos, até então secretos, do serviço de inteligência da extinta Tchecoslováquia é um dos principais destaques da produção.

Ditadura Militar.

Com a participação de pesquisadores e professores de história como Rafael Nogueira e Thomas Giulliano, além dos autores do best-seller “1964: O Elo Perdido” Mauro Kraenski e Vladimir Petrilák, o documentário se aprofunda nos documentos da StB, bem como depoimentos, com base no documentado e relatado no livro pelos pesquisadores; Světlana Ptáčníková, diretora do arquivo de serviços de segurança de Praga, é uma das entrevistadas no filme.

Através de provas robustas, o documentário não só faz duras críticas ao período como também prova, entre outras coisas, por exemplo, que havia uma ameaça de intervenção comunista inspirada em regimes sanguinários como o da China de Mao Tsé-tung e que a tese de que o golpe teria começado em Washington é fake.

Vale lembrar que o documentário do Brasil Paralelo pode ser considerado um fenômeno além das views, pelo fato do canal Nostalgia ter 10 vezes mais inscritos que o canal da produtora. Enquanto o Brasil Paralelo tem 1 milhão de inscritos, o canal Nostalgia tem, até o momento, 12 milhões.

Avaliação do público

Dirigido por Henrique Viana, Filipe Valerim e Lucas Ferrugem, o filme produzido pela produtora gaúcha tem ainda mais aceitação do público se comparado ao vídeo apresentado por Felipe Castanhari.

Enquanto o vídeo do canal Nostalgia contém 544 mil sinalizações de aprovação (likes) contra 40 mil sinalizações de rejeição (dislikes), a produção do Brasil Paralelo conquistou 510 mil sinalizações de aprovação e apenas 17 mil sinalizações de rejeição.

Produtora não quer parar e tem ambições maiores

A produtora que começou as atividades em 2014 e tem sede no Rio Grande do Sul, tem ainda ambições maiores. Depois de ter produzido séries sobre a história do Brasil imperial e mais recentemente o documentário sobre 1964 que foi fenômeno de audiência, os integrantes prometem continuar as produções, fazendo ainda documentários sobre o nazismo, sobre a Segunda Guerra, entre outros. Para isso, pede ajuda de financiadores coletivos que podem obter mais informações no próprio site da produtora para quem se interessar.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement

Mais Acessados