Se conecte com a gente

Aconteceu

Entra no ar sistema “Não me perturbe” de cadastro nacional para consumidor bloquear ligações de telemarketing

Em 12 horas, 250 mil pessoas pediram bloqueio de ligações de telemarketing

Publicado

no

Limite é uma palavra que algumas empresas de telemarketing simplesmente não conhecem. O abuso por parte do chamado telemarkting ativo fez com que o governo criasse um sistema chamada Não me perturbe, para consumidores que não queiram mais receber ligações de telemarketing; A regra é válida para empresas de telecomunicação. Em menos de 12 horas, cerca de 300 mil cadastros foram feitos.

Como já foi dito, a lista nacional de não perturbe regula apenas as chamadas que são feitas pelas empresas de telecomunicação, não se estendendo a chamadas que são feitas por companhias de outros setores. Dessa forma então, a lista valerá para clientes das empresas Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo.

O prazo para o bloqueio das ligações é de 30 dias após a solicitação do cliente. As prestadoras que tiverem a ousadia de descumprir a regra e continuarem a perturbar os consumidores podem ser advertidas ou penalizadas com multas de até R$ 50 milhões.

Como usar o sistema para bloquear as chamadas

Para começar agora mesmo a bloquear a ligação das empresas é simples: basta acessar o site www.naomeperturbe.com.br e se cadastrar criando um login com um e-mail e senha. O menu em seguida pedirá também seu CPF. Depois, é só cadastrar o número de telefone (celular ou fixo). Ah! É possível cadastrar mais de uma linha.

No último menu, o usuário vai selecionar quais companhias quer bloquear.

É possível cadastrar mais de uma linha, repetindo as operações acima.

Empresas abusaram

A criação da lista foi uma determinação da Anatel. De acordo com a agência, as empresas não poderão mais fazer ligações com o objetivo de oferecer seus pacotes ou serviços de telecomunicações ara os consumidores que registrarem seus números na lista nacional. Segundo a Anatel, estudos de mercado estimam que pelo menos um terço das ligaçoes indesejadas no país sejam realizadas com o objetivo de vender serviços de telecomunicações, que só podem ser prestados por empresas que são reguladas pela agência.

A lista de “não perturbe” deve ser única e o meio de acesso a ela, ou seja, onde o consumidor poderá registrar seu número, também deverá ser único, fácil e amplamente divulgado pelas prestadoras.

 

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Em Alta