Aconteceu
Brumadinho registra alta de suicídio e prescrição de antidepressivos meses depois da tragédia
Trágico rompimento de barragem completou sete meses e deixou traumas

Estatisticas alarmantes em Brumadinho se revelam agora em Setembro, o mês da campanha brasileira de prevenção ao suicídio. A prefeitura da cidade diz que a prescrição e procura por medicamentos antidepressivos aumentou, e como se não bastasse isso, cerca de 39 tentativas de suicídio e 3 casos de suicídio foram registrados.
De acordo com Junio Araújo Alves, que é o secretário municipal de Saúde de Brumadinho, 28 das 39 tentativas de suicídio foram de mulheres, que perderam filhos e marido na tragédia. Além disso, a alta de casos de depressão diagnosticada foi de 23%.
Já se passaram mais de sete meses desde o rompimento da barragem da mina de Córrego do Feijão, em Brumadinho e os dados mostram que a população não superou o trauma.
Depressão
A baixa no sistema de imunidade, problemas inflamatórios e infecciosos, são alguns dos problemas que pessoas com depressão podem apresentar. Dependendo da gravidade, a depressão também pode desencadear ainda doenças cardiovasculares, como enfarte, acidente vascular cerebral (AVC) e hipertensão.
Prevenção dos casos
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9 em cada 10 mortes por suicídio podem ser evitadas e a prevenção é fundamental. O assunto ainda é considerado tabu, e é fundamental que em momentos difíceis as pessoas consigam pedir ajuda para familiares, amigos ou um médico.
Valorização da vida
O Centro de Valorização da Vida (CVV) que realiza a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, reúne 3 mil voluntários, que atendem gratuitamente por telefone, chat ou pessoalmente. Quem precisa de ajuda pode ligar para o 188 a qualquer hora do dia ou noite.
-
Aconteceu4 dias atrás
Avião carregado com vacinas contra a Covid-19 bate em jumento ao pousar na Bahia
-
Tecnologia4 dias atrás
Google diz que deixará de vender anúncios com base no histórico individual de navegação
-
Curiosidades5 dias atrás
O dia em que o Superman quase gravou um filme pornô com a guerreira Big Barda