Connect with us

Astronomia

A missão interestelar que pode durar 15 anos

Já pensou uma espaçonave que pesa menos de 800 mil kg. ser lançada no espaço?

Published

on

Foto: Reprodução/Google

De acordo com a Wired, o único obstáculo que um grupo de pesquisadores enfrenta para lançar uma sonda para o espaço interestelar é a NASA, mas o grupo já espera pela aprovação da Agência Espacial. Esses pesquisadores são do Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins e eles esperam lançar o projeto em 2030, se tudo der certo.

Já pensou uma espaçonave que pesa menos de 800 mil kg. ser lançada? Um estudo de sonda interestelar apoiado pela NASA no ano passado foi o ponto de partida para a ideia do lançamento. Só que de acordo com a matéria do portal Olhar Digital, esse projeto porém, está bem atrasado e acima do orçamento previsto inicialmente.

A sonda usaria o auxílio da gravidade para lançá-la a velocidades acima de 160 mil km/h – rápido o suficiente para deixar o Sistema Solar. Viajar 148 bilhões de km da Terra em menos de 15 anos é o objetivo. Só a título de comparação, demorou quase 40 anos para as Voyager 1 e 2 chegarem a apenas 21 bilhões de km.

Essa demora foi atribuída aos equipamentos que foram usados em sua composição, considerados instrumentos básicos. A sonda proposta terá uma série de sensores que poderiam obter uma melhor compreensão do espaço interestelar – que permanece um mistério para os cientistas até hoje.

Por esse motivo, estudiosos acreditam que deixar a heliosfera – região do espaço em forma de bolha ao redor do Sol – poderia oferecer oportunidades de descobertas.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement

Mais Acessados