Connect with us

Astronomia

Astrônomos identificam o segundo objeto interestelar no Sistema Solar

Imagem do objeto foi observada entre os dias 9 e 10 de agosto e revela uma cauda que indica uma possível eliminação de gases

Published

on

Foto: Divulgação/NASA

O segundo objeto interestelar no Sistema Solar foi descoberto entre os dias 9 e 10 de setembro pelo Telescópio Norte Gemini. Ele foi identificado como C/2019 Q4 (Borisov) e é o segundo cometa fora do Sistema solar identificado pelos cientistas da NASA, o primeiro foi o Oumuamua, observado em outubro de 2018 por astrônomos do Pan-Starrs.

“Essa imagem foi possível devido à capacidade de Gemini de ajustar rapidamente as observações e estudar objetos como este, que têm janelas de visibilidade muito curtas”, disse o cientista Andrew Stephens ao site do Gemini Observatory.

O C/2019 Q4 está próximo do Sol, e tendo um excesso de luz fica mais difícil de explorar. Os cientistas acreditam que a observação do cometa vai ser melhor nos próximos meses.

As observações foram obtidas como parte de um programa liderado por Piotr Guzik e Michal Drahus na Universidade Jagiellonian, em Cracóvia, na Polônia.

 

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement

Mais Acessados