Tecnologia
Facebook é multado em R$ 6,6 milhões por Justiça do Brasil
Mais um escândalo para a conta de Mark Zuckerberg

Mais um escândalo entra para a conta do Facebook. Depois de se mostrar inerte perante casos de bullying e ficar famosa pelo sequestro de seguidores dos usuários de páginas, a empresa agora foi multada em R$ 6,6 milhões pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil por compartilhar de maneira indevida dados de seus usuários. A investigação começou depois de uma notícia ser veiculada em 4 de abril de 2018, informando que usuários brasileiros poderiam ter sofrido com uso indevido de dados pela consultoria de marketing político Cambridge Analytica.
– O processo administrativo investigou a existência de violação dos dados pessoais dos consumidores contratantes da plataforma Facebook, bem como se alguém havia obtido o acesso indevido a tais dados, levando-se em consideração a forma de consentimento do usuário, em que o padrão é o compartilhamento automático de dados, com os desenvolvedores de aplicativos, dos amigos desse usuário – comunicou a assessoria da pasta.
Segundo o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), da Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON), as empresas “deveriam ter um cuidado muito maior na gestão desses dados, uma vez que o modelo de consentimento adotado teve implicações relevantes para o número de pessoas com dados expostos”. Após a decisão do processo, o Facebook terá dez dias para entrar com um recurso. O valor da multa deverá ser pago em até um mês.
-
Aconteceu4 dias atrás
Homem morre nos EUA após explodir equipamento que construía para chá de revelação do filho
-
Aconteceu3 dias atrás
Professora sobre uso da linguagem neutra: “Desnecessário”
-
Aconteceu17 horas atrás
Hasbro esclarece que “Sr. e Sra. Cabeça de Batata” não passarão a ter gênero neutro
-
Deu no YouTube1 dia atrás
Felipe Neto reclama de VAR e torcedor o tranquiliza: “Na Série B não tem VAR”