Connect with us

Astronomia

A maior explosão no espaço depois do Big Bang

Cientistas encontraram evidências de uma explosão colossal no espaço a maior desde o Big Bang

Published

on

Foto: Reprodução/Google

A maior explosão colossal no espaço depois do Big Bang foi encontrada por cientistas. Ela emanou de um buraco negro supermassivo a cerca de 390 milhões de anos-luz da Terra. Acredita-se que ela tenha liberado cinco vezes mais energia do que a recordista anterior.

Conforme aponta o estudo que foi publicado na revista científica The Astrophysical Journal, a erupção teria deixado uma cavidade gigante no aglomerado de galáxias Ophiuchus.

Os pesquisadores acreditavam, há muito tempo, que tinha algo de muito estranho no aglomerado de galáxias Ophiuchus, um conglomerado gigante que contém milhares de galáxias individuas entremeadas por gás quente e matéria escura.

Eles haviam observado uma curiosa curvatura, por meio de telescópios de raios-X. Os buracos negros são famosos por se alimentar “sugando” as matérias que estão à sua volta, mas também por expelir quantidades gigantes de energia e matéria na forma de jatos. Os cientistas duvidaram desta teoria, mas só a princípio, justamente porque a cavidade era gigante.

Pra você ter uma ideia, era possível comportar 15 Via Lácteas dentro do buraco. E isso significava que a explosão do buraco negro tinha que ter sido incrivelmente extraordinária. Só que os novos dados dos radiotelescópios Murchison Widefield Array (MWA), na Austrália, e Giant Metrewave Radio Telescope (GMRT), na Índia, parecem confirmar esta tese.

“De certa forma, essa explosão é semelhante à erupção do Monte Santa Helena, em 1980, que arrancou o topo da montanha”, diz Simona Giacintucci, principal autora do estudo, do Laboratório de Pesquisa Naval dos Estados Unidos.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement

Mais Acessados