Se conecte com a gente

Corpo Humano

Como fazer para manter a imunidade alta

Manter a imunidade do corpo alta é um conselho que nunca deve ser ignorado

Publicado

no

Em tempos de coronavírus, até o dado momento ninguém refutou a afirmação que é um fato: se você estiver com a imunidade alta, não há o que temer.

Se você não sabe, deveria saber que o sistema imunológico é o mecanismo de defesa do organismo contra qualquer tipo de agente infeccioso. Ele é constituído por células especiais, tecidos, proteínas e órgãos que têm o papel de sempre nos defender contra bactérias contidas no ar e até mesmo, quem diria… vírus.

De acordo com a nutricionista Natássia Barros, existem muitos nutrientes que desempenham funções na modulação da resposta imune ao corpo.

E para manter a proteção do corpo contra esses sintomas, basta seguir uma rotina saudável, de alimentação e atividade física.

Alivie o estresse

O acúmulo de tarefas e as rotinas cada vez mais estressantes contribuem para deixar a resposta do organismo comprometida, porque acelera o estresse e, assim, desencadeia mecanismos do medo, como a ativação do cortisol. Dessa forma, gerenciar as emoções e buscar estratégias para controlar e o estresse e a ansiedade contribuem para fortalecer a saúde. “Procure investir em atividades como ioga, meditação e mindfulness que ajudam a reduzir o cortisol e melhorar a imunidade”, aconselha a médica.

Ingira alimentos ricos em nutrientes

Isso ajuda a melhorar o funcionamento do organismo. Invista em frutas cítricas, oleaginosas, sementes e leguminosas, como feijão, lentilha e ervilha, que são fontes de zinco e são grandes aliadas da defesa do organismo. Procure comer sete porções de frutas, verduras e legumes (de preferência frescos e crus) todos os dias. Isso ajuda a diminuir as chances de contágio de doenças ao reforçar a imunidade.

Durma bem

Uma boa noite de sono é capaz de ajudar no aumento da imunidade. Procure dormir, se possível, de sete a oito horas por dia e preze por ambientes calmos e tranquilos. Evite utilizar eletrônicos – celulares, tablets e computadores – por, no mínimo, uma hora antes de dormir, pois esse hábito desperta.

Faça exercícios

A prática regular de atividades físicas é essencial para manter a boa saúde e também ajuda a aumentar os níveis de imunidade. Opte por caminhadas, natação, ciclismo, musculação e outras práticas esportivas que te faça bem.

Não abuse do álcool

O excesso de bebida álcoolica pode deixar o sistema imunológico intoxicado e piorar a resistência.

Não fume

O cigarro deixa qualquer pessoa mais suscetível a qualquer infecção de vias aéreas superiores ou inferiores. Parar de fumar é uma medida que impacta diretamente na melhora da imunidade e da saúde em geral.

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Em Alta