Se conecte com a gente

Aconteceu

Os 10 impactos sociais, culturais e econômicos do novo coronavírus no mundo

Novo coronavírus provocou impactos que estarão presentes nos livros de história no futuro

Publicado

no

Foto: Reprodução/Google

Desde que foi decretado como pandemia, o novo coronavírus vêm causando grandes impactos no mundo inteiro. Positivos ou negativos, a Curiozone vai mostrar hoje pra você, 10 impactos culturais, sociais e econômicos do novo coronavírus no mundo.

Escolas fechadas em ano letivo

Fora os universitários, mais de 154 milhões de crianças estão fora da escola devido ao vírus que surgiu na China e se espalhou no mundo. Isso representa cerca de 95% de todas as crianças que estão matriculadas. Nunca antes na história houve tantas escolas fechadas ao mesmo tempo no continente.

Salas de aula vazias

Olimpíadas 2020 em 2021

A forte pressão de atletas, investidores e anunciantes fez o Comitê Olímpico Internacional (COI) finalmente se posicionar pelo cancelamento das olimpíadas neste ano. É a primeira vez na história que os Jogos Olímpicos de verão são adiados. Em outras ocasiões, por conta das duas Guerras Mundiais, a competição foi cancelada. Em 1940, inclusive, os Jogos estavam marcados para Tóquio também.

O governo japonês e a entidade (COI) entraram em acordo para adiar a Olimpíada e a Paraolimpíada. A cerimônia de abertura estava marcada para acontecer no dia 24 de julho, enquanto o evento paraolímpico começaria em 25 de agosto. Uma nova data não foi definida, mas o anúncio, feito hoje (24) depois da realização de uma videoconferência entre as autoridades japonesas e os membros do Comitê Olímpico Internacional, fala em 2021. Mesmo assim, o nome permanecerá como Tóquio 2020 e a chama olímpica, que chegou na última semana a Tóquio em uma cerimônia discreta, continuará acesa na cidade, como símbolo de esperança.

Cascão lava as mãos e McDonalds fecha restaurantes

O novo coronavírus fez até mesmo o personagem mais sujinho da Turma da Mônica lavar suas mãos. Em uma campanha de conscientização contra a propagação do novo vírus que surgiu na China, o Cascão lavou suas mãos. Outro fato surpreendente também aconteceu devido os desdobramentos do novo coronavírus é que todos os restaurantes da franquia Arcos Dorados anunciaram a paralisação de suas atividades.

Marca separa icônicos arcos amarelos de sua logomarca para conscientizar contra a Covid-19

Por tempo indeterminado, apenas os serviços de delivery e drive-thru em algumas lojas irão funcionar.

Igrejas transmitem culto on-line

“A Igreja não vai parar”, esta é a mensagem pregada aos fiéis da Comunidade Evangélica Internacional da Zona Sul. A Igreja onde congregam as cantoras Aline Barros e Bruna Karla, transmitiu pela primeira vez, devido os desdobramentos da Covid-19, culto online, sem a presença dos fiéis. Outras denominações protestantes pelo Brasil também não pararam. A Igreja Batista da Lagoinha, a Igreja Internacional da Graça de Deus, a Igreja Universal do Reino de Deus e a Assembleia de Deus Vitória em Cristo, do Pastor Silas Malafaia transmitiram online seus cultos. Além disso, há relatos de algumas paróquias católicas, que, para evitar maiores aglomerações, transmitiram via live no Facebook, a celebração da missa dominical para os fiéis.

O Vaticano fechou quase mil Igrejas e liberou os fiéis de irem à missa. O Vaticano determinou também que sejam perdoados todos os pecados dos católicos com coronavírus.

Futebol às moscas

Desde o nascimento das maiores ligas de futebol do mundo, o futebol foi um produto tão escasso. Isso porque no último domingo, só 3 partidas de futebol profissional aconteceram no mundo inteiro: dois na primeira divisão de Belarus e um na segunda divisão da Turquia.

Campo de futebol vazio

Tudo para evitar maiores aglomerações por conta do inimigo invisível: o novo vírus que surgiu na China e se espalhou pelo mundo.

Steam alavança vendas

Todo mundo sabe que a Steam é uma das maiores plataformas online de games do mundo. Nem tudo foi impacto negativo. Para a Steam, o isolamento pelo novo coronavírus, marcou um recorde de usuários simultâneos, registrando mais de 22 milhões de conectados na plataforma.

Stonks

Streaming em alta

O streaming de vídeos está tão em alta, que a União Européia está apelando para que serviços de streaming como Netflix e o YouTube, reduzam sua oferta. O medo é que a internet venha entrar em colapso com a alta carga de acessos no mundo inteiro. O acontecimento é inédito na história: a Netflix, nos próximos dias, terá uma queda de 25% no tráfego de dados na Europa.

A indústria do entretenimento parou

Nunca antes na história tantos parques, shows, festivais, conferências e eventos foram cancelados. A começar pelas próprias Olimpíadas que já mencionamos lá no começo, vários outros foram postergados ou cancelados ao mesmo tempo. A indústria do entretenimento simplesmente parou como nunca na história.

Os 10 filmes mais vistos no Brasil no último fim de semana, tiveram apenas 594 espectadores, contra 505,9 mil da semana anterior. De quinta à domingo, foram arrecadados R$ 7,3 mil em bilheteria. Pra você ter uma ideia, a semana anterior rendeu R$ 8,4 milhões em ingressos vendidos.

Desemprego em massa nos EUA

O crescimento da taxa de desemprego será o mais rápido da história nesse ano nos EUA. A previsão de crescimento do número de desempregados nos EUA em 2020 foi comparada com a crise de 2008, por Goldman Sachs. E tudo por conta do novo coronavírus.

Emissoras de TV fecham estúdios no Brasil

É difícil imaginar um Domingo Legal ou um Domingão do Faustão sem platéia no auditório, mas nas últimas semanas foi possível ver isso. A produção dos tradicionais programas de auditório que as emissoras de televisão exibem nos domingos, teve que observar maiores cuidados e proibiu por tempo indeterminado a participação do público no auditório.

A Rede Globo, o SBT e a RecordTV suspenderam suas atividades no setor de entretenimento. Apenas o jornalismo funciona. Algumas ainda estudam a possibilidade de rechear a programação com reprises de novelas e programas, logo que a oferta de programas inéditos já gravados e prontos para ir ao ar acabe.

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Em Alta