Connect with us

Games

Sony faz anúncio oficial do novo PlayStation 5

Console terá 10.28 Teraflops e SSD NVME

Published

on

Foto: Reprodução/Google

Hoje foi o grande dia! O conteúdo que estava previsto para a Game Developers Conference 2020 (que foi cancelada devido o novo coronavírus) foi anunciado pela Sony em um evento online para revelar oficialmente o PS5, novo console da família PlayStation. Agora, finalmente podemos ver tudo sobre as especificações técnicas do PlayStation 5, que terá 10.28 Teraflops.

Confira as primeiras especificações técnicas:

  • CPU: 8x Zen 2 em 3.5 Ghz (frequência variável)
  • GPU: 10.28 TFLOPs, 36 CUs (unidades de computação) em 2.23 GHz (frequência variável)
  • RAM: 16 GB DDR6
  • Arquitetura da GPU: Custom RDNA 2
  • Largura de banda: 448GB/s
  • Armazenamento: 825GB SSD customizado
  • IO: 5.5GB/s (Raw), Typical 8-9GB/s (Compressed)
  • Armazenamento expansível: entrada para NVMe SSD e HDD via USB
  • Leitor de discos: 4K UHD Blu-ray Drive

Além dessas especificações, a Sony também confirmou que o PS5 terá uma nova tecnologia de áudio 3D e um ambiente extremamente amigável para desenvolvedores. Confira a seguir, algumas das funções já confirmadas pela Sony.

Retrocompatibilidade

A tão esperada função de retrocompatibilidade que não existia no PS4, agora existirá no PS5. A informação foi confirmada pela Sony. Com o PlayStation 5, games lançados para o PlayStation 4 também poderão ser jogados no novo console da empresa — possivelmente com melhorias gráficas, assim como já é feito no Xbox ONE X.

Só não ficou muito claro, no entanto, se jogadores de PS4 e PS5 poderão se enfrentar ao jogarem as respectivas versões de um mesmo jogo — uma espécie de “crossover” de gerações. E nem se será possível iniciar um game em uma plataforma e continuar na outra.

CPU e GPU avançadas

A CPU (unidade central de processamento) do novo console da Sony, será baseada na terceira geração do chip AMD Ryzen 8 Core. O “cérebro” do console agora promete estar entre os mais ágeis, com seus oito núcleos na nova microarquitetura da empresa, a 7nm Zen 2, isso tudo além de ter capacidade de processar áudio 3D de altíssima qualidade.

Já a GPU (unidade de processamento gráfico) trará suporte para “ray tracing”, que se você não sabe, é uma funcionalidade que simula o comportamento dos raios de luz em ambientes 3D com precisão. Dessa forma, jogos com efeitos como reflexos e distorções serão ainda mais realistas.

Também há a promessa de que o novo console tenha capacidade para gerar gráficos em 8K, exibindo na tela quatro vezes mais pixels do que os jogos em Full HD, a resolução padrão do console anterior, o PS4.

Carregamentos mais acelerados

Graças à substituição dos HDs comuns por unidades de SSD, que usam chips em vez de discos físicos para armazenar os dados, o PS5 promete uma experiência muito mais acelerada no carregamento dos jogos. A famosas telas de loading dos games estão com os dias contados não só no console da Sony, como em todos da nova geração.

DualShock 5

O controle do novo videogame não deve ter muitas diferenças com relação ao do anterior, isso porque de acordo com imagens de uma patente registrada por uma desenvolvedora da Sony no Japão, ele não sofrerá grandes alterações visuais. Embora seja uma aposta coerente considerando as gerações anteriores da empresa, o nome DualShock 5 ainda não foi oficializado.

DualShock 4, controle da geração PS4.

As pequenas mudanças no design que a empresa sinalizou, indicam a adição de um assistente de voz ao sistema. O painel é um pouco inclinado, além de ter gatilhos maiores e simulação de resistência com motores hápticos — uma evolução da famosa vibração enquanto se joga.

Realidade virtual

A Sony não pretende descartar a tecnologia da realidade virtual. “Não vamos parar no PlayStation 4”, disse o executivo Dominic Mallinson, sinalizando que há uma grande preocupação com o próximo dispositivo de headset para a realidade virtual — Playstation VR (PSVR).

Em meio às especulações, Mark Cerny garante que os atuais PSVR serão compatíveis com o novo console. A ideia da empresa é fazer com que ele seja ainda mais imersivo, além de ágil.

Lançamento e valores

A Sony confirmou o período que marcará a chegada da nova máquina, mas não revelou ainda uma data específica para o lançamento.

A previsão é que como sempre, PS5 esteja disponível no mercado internacional no segundo semestre de 2020, mais para o natal, provavelmente perto da data de lançamento do seu maior rival, o Xbox Series X, da Microsoft.

Essa pelo menos é uma especulação, já que os últimos dois consoles da empresa, PS3 e PS4, foram lançados nos EUA em novembro, em uma estratégia adotada pela Sony para alavancar as vendas do produto na temporada de festividades de fim de ano.

O console PlayStation 4.

Como a data de lançamento no exterior ainda não foi revelada, também não é possível prever quando o videogame chegará ao Brasil. O PS3, por exemplo, só foi oficializado no Brasil em novembro de 2010 — quase quatro anos após o lançamento nos EUA. Já o PS4 foi lançado no Brasil em 29 de novembro de 2013, mesma data em que a Europa recebeu o produto.

Também não há informação oficial sobre o preço do PS5, mas acredita-se que ele será mais caro que o PS4, uma vez que dispõe de novas tecnologias. Quando chegou ao mercado, em 2013, o PlayStation 4 era vendido por US$ 399.

Site oficial divulgado

Para acalmar os ânimos — ou aumentar a ansiedade — a Sony liberou o site oficial do seu novo videogame. “Começamos a compartilhar alguns incríveis recursos que você pode esperar do PlayStation 5, mas não estamos prontos para desvendar completamente a próxima geração de consoles”, diz um comunicado na plataforma.

Apesar de manter o mistério, a empresa deixou um ar de receptividade em sua mensagem final: “Inscreva-se para estar entre os primeiros a receber atualizações assim que anunciarmos a data de lançamento, o preço do PS5 e a lista de jogos que acompanham o novo console”.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement

Mais Acessados