Aconteceu
Em homenagem a Fatos Desconhecidos, Curiozone altera foto de perfil no dia da mentira
Equipe de social media decidiu fazer uma brincadeira no 1° de abril

O dia 1° de abril todo mundo sabe, é o dia da mentira. Para brincar com a data, a Curiozone decidiu mudar sua foto de perfil em todas as redes sociais, para a foto de uma das páginas que mais tem a fama de mentir na internet: Fatos Desconhecidos.
Com mais de 15 milhões de seguidores, a página se consolidou em meio a muitas polêmicas e virou alvo de muitos comentários.
vcs sabiam que os “fatos” que são postados na página Fatos Desconhecidos só são desconhecidos por que são mentira???? Pois é impressionante nao?
— Gabsriela 🌺 (@under_contrl) November 9, 2017
Parabéns à Revista Fórum, Folha Política, Diário do Centro do Mundo, Papo TV, Brasil 247, Jornalivre, Jornal GGN, Revoltados Online, Midia Ninja, Imprensa Viva, O Cafezinho, MBL e Fatos Desconhecidos.
Hoje é o dia de vocês, hoje é o dia da mentira
— Thomas Conti (@ThomasVConti) April 1, 2019
fatos desconhecidos posta mt mentira boyyy slc, os cara tem mt criativade p inventar
— doraisa (@isamattiazzo) July 27, 2017
como eu funciono:
-caramba onde você viu isso??
-fatos desconhecidos
-eh mentira então— marcolaif (@marcorote) August 16, 2018
fatos desconhecidos posta mentira e descobri agora, nao estou preparado pra vida
— Senhor Lorde Comandante🦅 (@lukastimaoo) May 24, 2014
Conteúdos enganosos não são raros na Fatos. Em 2019, a página foi punida pelo Facebook por postar conteúdo gore de forma enganosa para atrair mais público para seu vídeo.
Um editorial daqui do site, também já identificou inúmeros erros na concorrente, após ataques difamatórios.
Apesar da brincadeira, a Curiozone enfrenta dificuldades com o Facebook. A rede social cortou o engajamento das publicações após a direção da página decidir não investir em anúncios e impulsionar publicações na plataforma depois de, entre outras coisas, observar golpistas faturando milhares de reais com anúncios. A decisão tomada fez a plataforma reduzir o alcance da página, enviando as postagens para apenas 45% do público.
Diante do problema, foi decidido migrar para uma nova página. Para seguir a nova página, basta clicar aqui.
Qual a origem dessa brincadeira?
Existem muitas explicações sobre a origem do Dia da Mentira, a história mais conhecida, e que não parece nenhuma mentira, remonta ao século XVI. Na época, a chegada do Ano Novo era comemorada durante uma semana, do dia 25 de março ao dia 1º de abril.
Porém, em 1564, o rei da França Carlos IX instituiu um novo calendário, que ficou conhecido como calendário gregoriano. A partir desse momento o Ano Novo passou a ser celebrado no dia 1º de janeiro. Mas, muitas pessoas demoraram para se acostumar com a mudança e continuaram a comemorar a data no começo de abril.
Quem sabia que o calendário havia mudado passou a tirar com a cara dos que resistiam à troca da data, com todo tipo de brincadeira. Chamados de “bobos de abril”, costumavam receber convites falsos para festas de Ano Novo e presentes inusitados no dia 1ª de abril.
A mania de fazer pegadinhas neste dia percorreu o mundo todo e dura até hoje. No Brasil, um dos casos mais famosos aconteceu em 1848. Um jornal chamado sugestivamente de A Mentira noticiou o falecimento do então imperador do Brasil Dom Pedro II. O periódico teve que desmentir o fato dois dias depois da publicação, alegando que era apenas uma brincadeira do dia 1º de abril. Na verdade, Dom Pedro II só morreu em 1891, na França.
-
Aconteceu6 dias atrás
Professora sobre uso da linguagem neutra: “Desnecessário”
-
Aconteceu4 dias atrás
Hasbro esclarece que “Sr. e Sra. Cabeça de Batata” não passarão a ter gênero neutro
-
Aconteceu7 dias atrás
Homem morre nos EUA após explodir equipamento que construía para chá de revelação do filho
-
Deu no YouTube4 dias atrás
Felipe Neto reclama de VAR e torcedor o tranquiliza: “Na Série B não tem VAR”