Connect with us

Aconteceu

Testes para detectar Covid-19 nos EUA estavam contaminados pelo coronavírus

Falha na produção do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA fez com que os kits fossem incapazes de oferecer resultados confiáveis

Published

on

O país que hoje é o epicentro da pandemia de Covid-19 no mundo, somando mais de 740 mil casos, pode ter tido um empurrãozinho para que isso se tornasse realidade. Para obter kits de testes de Covid-19 em pacientes, os EUA teve pressa, o que acabou ocasiando uma das mais bizarras situações em fevereiro, quando o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) distribuiu para estados, kits para detecção do coronavírus, que já estavam contaminados com o vírus que surgiu na China.

A conclusão disso é óbvia: os testes contaminados não foram capazes de produzir resultados confiáveis. As informações foram dadas ao jornal The New York Times por oficiais ligados ao governo federal.

O CDC inicialmente tinha mantido uma postura discreta sobre o erro, não deixando claro o motivo pelo qual os testes não eram confiáveis. A organização mantinha a narrativa de que existia um problema na produção de um dos reagentes, causando falha. Posteriormente, contudo, ficou claro que o problema residia na parte do controle negativo do teste, que é justamente a parte que deveria se manter livre de absolutamente qualquer contato com o vírus para ser comparado com a amostra coletada. Só que claro, não tinha como chegar a qualquer conclusão, já que a parte estava contaminada.

Teste negativo para Covid-19.

Houve uma falta de cuidado na produção dos kits, de acordo com investigações posteriores. Entre os diversos problemas apontados, estava o que pesquisadores entravam e saiam dos laboratórios, sem seguir o devido protocolo de segurança, sem trocar seus jalecos e realizando a montagem dos kits, no mesmo ambiente em que amostras contaminadas eram manuseadas.

O CDC confirmou o problema, e diz que implementou novas normas para controle de qualidade na produção dos testes, porém o real impacto desse engano pode ter sido enorme, pois levou cerca de um mês. Os testes foram realizados quando os EUA ainda tinha um número extremamente baixo de contaminados.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement

Mais Acessados