Se conecte com a gente

Ciência

10 fatos científicos que embora pareçam básicos, são surpreendentes

Você tem mais bactérias do que células no corpo e pesaria muito menos se estivesse na Lua

Publicado

no

Foto: Reprodução/Google

Não adianta, apesar de todos nós acharmos que sabemos de tudo, no fundo não sabemos de nada. Se você acredita mesmo que sabe tudo de ciência, é melhor pensar outra vez. Fatos tão básicos como o que orcas são um tipo de golfinho, podem ser surpreendentes. Confira na matéria de hoje, 10 fatos surpreendentes sobre ciência, que são básicos mas vão te surpreender.

Seu corpo está cheio de bactérias

Não adianta muito você lavar as mãos compulsivamente, já que elas estão por toda parte. Claro, se manter sempre limpo é importante, principalmente em meio a uma pandemia, mas não precisa ficar obcecado por isso. Mesmo que você se lave o tempo inteiro, seu corpo carregará 39 trilhões de bactérias, quase dez trilhões a mais do que células.

Você pesa menos na Lua

Se você estiver na Lua você não vai precisar se preocupar tanto com a balança. Isso porque na Lua, nós seres humanos pesamos bem menos graças à gravidade, que em nosso satélite natural é um sexto a da Terra, fazendo uma pessoa com 68Kg por exemplo, pesar míseros 11Kg.

Um líquido é capaz de congelar e ferver ao mesmo tempo

Ponto Triplo, é o nome de um ponto no qual uma substância é líquida, gasosa e sólida ao mesmo tempo. Isso acontece quando o Ponto Triplo é alcançado em condições de pressão e temperatura bem específicas (no caso da água, 0,01ºC e 0,0060373 atm) e acontece quando nenhum estado da matéria tenta mudar para outro, ou seja, quando a substância alcança seu equilíbrio termodinâmico.

Ponto triplo

Quem cai primeiro?

Se dois objetos de massas diferentes forem abandonados da mesma altura, aquele que for mais pesado chegará ao chão primeiro, certo? Bom, pelo menos esse foi o pensamento do filósofo Aristóteles, que acabou se transformando no senso comum. Só que com as contribuções de Galileu Galilei, a comprovação do erro do ilustre pensador só veio séculos depois.

As leis do movimento vertical de objetos mostram que o tempo de queda não depende da massa dos corpos. Dessa forma, se uma pena de galinha e uma bola de boliche forem abandonadas do mesmo ponto, as duas vão chegar juntas ao solo. É claro que essa verificação só é possível se a resistência do ar for desprezada. Veja o experimento a seguir:

No espaço não existe arroto

Fique a vontade pra dar uma de Barney Gumble no espaço. Graças à gravidade, quando você arrota na Terra, seus líquidos e sólidos se mantém no estômago, fazendo o gás dar aquela escapada. Se não tem gravidade, então o gás não se separa do restante. Um arroto basicamente é transformado em “vômito”. Por isso é que não existe arroto no espaço.

Barney Gumble, personagem da série Os Simpsons

Cobras são as carnistas de verdade

As cobras são os únicos animais que são “carnistas” de verdade. Sim, somente elas é que comem outros animais e nenhum vegetal ou planta.

Olhar o passado

Você sabia que nós só podemos enxergar os objetos ao nosso redor porque eles estão emitindo ou refletindo a luz ambiente? Pois é, a velocidade da luz é de 300 mil quilômetros por segundo, ou seja, existe um intervalo de tempo necessário para que a luz percorra o espaço entre os objetos e os nossos olhos.

Essas distâncias cotidianas entre os olhos e o que nós vemos são bem pequenas frente à velocidade da luz, só que quando observamos corpos celestes, as distâncias não podem ser desconsideradas.

A imagem abaixo, é da galáxia Andrômeda, pertencente à constelação de mesmo nome. Essa galáxia está a 2,5 milhões de anos-luz da Terra. Isso significa que o tempo gasto para que a luz de Andrômeda chegue à Terra é de 2,5 milhões de anos. Essa imagem não é atual e mostra o estado da galáxia 2,5 milhões de anos atrás, por isso, olhar para o céu é ver o passado.

Galáxia de andrômeda

Mercúrio é o único metal líquido em condições normais de temperatura e pressão

Isso acontece justamente porque os elétrons que giram em volta do núcleo do átomo de mercúrio possuem ligações fracas com outros átomos na temperatura ambiente.

Mercúrio líquido

Só existe uma espécie de mamífero que voa

Somente os morcegos são mamíferos que voam. E detalhe: o que eles têm, não é exatamente uma asa, e sim um patágio, formado por uma membrana que une quatro dos cinco dedos das patas anteriores. Em algumas espécies, ele se estende até as patas posteriores e se liga à cauda.

A Terra gira contra o relógio

A Terra (que é redonda, não custa nada lembrar) gira no seu próprio eixo no sentido anti-horário, ou seja, contra os ponteiros do relógio, partindo do ponto de vista do polo Norte. Isso significa que ela gira no sentido oeste-leste. É por isso que o movimento aparente do Sol, para nós, é do leste para o oeste. O movimento completo, como você deve imaginar, dura quase 24 horas: mais precisamente, 23 horas 56 minutos 4 segundos e 9 centésimos.

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Em Alta