Connect with us

Ciência

Estudo mostra que fechar os olhos ajuda memória a funcionar melhor

Nosso cérebro tem uma capacidade de compreensão conectada àquilo que está acontecendo no mundo sensorial.

Published

on

É comum fecharmos os olhos para lembrar de alguma coisa que esquecemos, não é mesmo? Você acreditava que isso não tinha explicação alguma, mas toda vez que você esqueceu onde colocou as chaves do carro, ao fechar os olhos você se lembrou na hora onde deixou. Pois é, agora isso foi comprovado pela ciência.

Uma reportagem da BBC mostrou que pesquisadores da Universidade de Surrey descobriram que esse costume realmente faz com que nossa memória se recorde de lembranças de um modo mais eficiente. Eles acreditam inclusive, que este método poderia ajudar testemunhas de um crime a se lembrarem com mais detalhes, e que essa técnica deveria ser usada durante o processo de testemunhos.

Mulher com os olhos vendados.

Os pesquisadores descobriram também, que os que constroem um bom relacionamento com as pessoas ao seu lado, também recuperam lembranças com mais facilidade.

“Está claro em nossa pesquisa que fechar os olhos e construir uma imagem mental ajudam a estimular a recordação de testemunhas”, disse o Dr. Robert Nash, chefe do estudo.

Nash afirmou que é vital encorajar testemunhas a usarem essa técnica nas entrevistas.

Como foi feito o estudo?

Cerca de 178 pessoas que participaram da pesquisa, tiveram que assistir a um filme que mostrava um eletricista entrando em um local, realizando trabalhos e ao mesmo tempo roubando objetos. Os participantes da pesquisa foram convidados a responder uma série de perguntas específicas do tipo “O que estava escrito na frente da van do eletricista?”, entre outras, que foram feitas para testar a capacidade de lembrança.

Melhorando a mente.

Os que fechavam os olhos enquanto tentavam se lembrar eram capazes de responder 23% mais das perguntas corretamente do que os que não fechavam.

No segundo experimento, os voluntários da pesquisa viram a reconstituição de um assalto, onde um homem idoso era atacado em sua casa. Desta vez, eles foram convidados a se lembrar do que tinham visto e ouvido. E por incível que pareça, nesta etapa do estudo, fechar os olhos também ajudou a lembrar imagens e sons da cena do crime.

Por que fechar os olhos nos ajuda a lembrar das coisas?

O que a pesquisa comprova é que realmente nosso cérebro tem a capacidade de compreeensão associada àquilo que acontece no mundo sensorial. Se você colocar as mãos atrás de sua cabeça, a maior parte ocupada por suas mãos será a quantidade de cérebro que se dedica a entender a informação que passa e entra pelos olhos. São essas áreas do cérebro que também se envolvem em lembranças visuais de coisas que você já viu no passado.

Homem com as mãos na cabeça tentando se lembrar do que esqueceu.

As áreas do cérebro que estão envolvidas na visão estão recebendo novas entradas e ficam ocupadas quando seus olhos estão abertos, só que ao fechá-los você se concentrará melhor para buscar uma lembrança visual do passado, que foi o que aconteceu com o grupo de voluntários da pesquisa que fechou os olhos para se lembrar dos detalhes importantes.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement

Mais Acessados